quinta-feira, 23 de abril de 2009

Recomendação da Semana (2): Ensino Livre

Recomendação da Semana (2): Ensino Livre

Para o segundo fascículo da "Recomendação da Semana" escolhi um blog que muito recentemente tive o prazer de ficar a conhecer. Confesso que o mérito da descoberta vai inteirinho para o feed do Planet Geek já que foi graças a este que pude encontrar o Ensino Livre.

O Ensino Livre é um projecto da responsabilidade da Associação Ensino Livre, uma entidade que tem como base de trabalho a promoção da utilização de software livre e a produção de conteúdos livres nos processos de aprendizagem, nomeadamente ao nível do sistema de ensino.

Acreditamos que o conhecimento colectivo é enriquecido pela partilha livre de saberes individuais e/ou organizacionais, tendo presente que o próprio software, também ele é uma forma de conhecimento.

O projecto representa uma iniciativa de enorme valor e importância e só é pena que mais não possa fazer pela sua divulgação. Fazem falta as alternativas, fazem falta os diferentes pontos de vista. Faz falta o conhecimento, esse sim é liberdade mas melhor ainda, é libertador.

Literacia Tecnológica

Em termos estruturais o Ensino Livre está muitíssimo bem organizado e é efectivamente fácil descobrir as toneladas software livre, manuais e recursos que podemos colocar ao dispor do nosso ensino e educação. Para lá do site e caso deseje participar do crescimento e desenvolvimento do projecto não deixe de visitar as secções "Como apoiar a Associação" e "Material de Divulgação".

Há muito para descobrir no Ensino Livre.

Boas recomendações.

O que é a "Recomendação da Semana?"

Vão ser links de blogues, sejam ou não de tecnologia & informática, não são encomendados, não são pagos, não são palmadinhas nas costas nem o resultado de algum plano maquiavélico. São, tal como o próprio título poderá deixar perceber, recomendações para a leitura de sites/blogues que vou descobrindo por aí e que entendo divulgar da melhor maneira que posso.

Este tipo de post surge devido à ideia que é da responsabilidade de quem tem alguma exposição e clientela q.b., a divulgação do trabalhos dos outros, sejam ou não eles próprios trabalhos com muita exposição. O cruzamento de públicos pode ser uma experiência muito interessante. Quem sabe não alargamos horizontes.

Posts relacionados:

  1. WizIQ - Uma comunidade de ensino 2.0 Deixo mais um conceito...
  2. Ensaio sobre Software Livre e como ganhar dinheiro com ele. O Bruno Miguel do...
  3. Recomendação da Semana (1): Technosh Este pode ser visto...

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails