terça-feira, 7 de abril de 2009

Você trabalha porquê?

via Insistimento de Marcos Rezende em 05/04/09

Se a sua resposta for pra ganhar dinheiro ou pagar as contas, então significa que você não faria mais nada no seu dia-a-dia se recebesse uma quantia todos os meses do além para pagar as suas contas, certo? Se não há sentido maior no seu trabalho que pagar as contas, qual é a sua real contribuição para a sociedade? E se não há contribuição o melhor é que oitenta por cento da sociedade fosse retirado da sociedade por não estarem fazendo a menor diferença para sustentá-la. Precisamos de um significado para viver, pois do contrário estaremos apenas existindo.

workaholic_570
Imagem por phrancij

O PROPÓSITO DA LARANJEIRA

Eu nunca vi laranjeira que desse maçã ou que desse goiaba, laranjeira sempre deu laranja e sempre dará. Quando era apenas uma muda, já tinha certeza do fruto que daria um dia porque sempre teve consciência do objetivo do sangue correr por suas veias: dar laranjas.

Assim como as laranjeiras, também temos um objetivo, um fruto para dar a sociedade, mas nos esquecemos de que fruto é esse pelo fato de nos mantermos submersos nos padrões mentais que nos fazem crer sermos aquilo que não somos em verdade. Desde cedo, somos colocados em trilhos para estudar, para trabalhar, para relacionar, para adoecer e para morrer. É como um brinquedo tipo ferrorama com pista já pronta onde colocamos o nosso carrinho e confiamos que aquele caminho que nos colocaram à frente é o melhor para a nossa felicidade.

O MEDO DE SER QUEM VOCÊ É
Dentro de nós existe uma criança que é apenas o que ela é, sem mediocridade. O sentido que admitimos como real para a nossa vida, como constituir família, comprar uma casa e ter uma aposentadoria confortável são apenas condições para tornar a nossa vida mais prazerosa, mas não feliz. Prazerosa porque teremos momentos em que olharemos ao redor e veremos as coisas que conquistamos no mundo externo, mas infeliz porque ao olharmos internamente não conseguiremos ver nada de realizado. Construiremos as mesmas relações amorosas e profissionais e conquistaremos os mesmos bens e posições que não nos trarão nada além do prazer momentâneo e mutável por termos sido aquele padrão de homem ou mulher que nos colocaram como ideal.

Não sentimos medo de ser quem os outros desejam que sejamos, mas sentimos muito medo de tomarmos decisões que dizem respeito somente a nós, como terminar um relacionamento ou sair do emprego que não agrada pelo simples fato de não estar sendo feliz diariamente.

APLICAÇÃO CONSTANTE DOS TALENTOS
Nascemos com os nossos talentos, nossos dons, nossas habilidades naturais e em certo momento da nossa vida, passamos a não acreditar mais neles e nos vemos como "errados" em um caminho já trilhado por aqueles que já passaram por ali. Se confiássemos constantemente no poder que os nossos talentos possuem para nos "iluminarmos" com a autorealização plena de ter atingido o nosso objetivo como seres humanos para com a sociedade, viveríamos mais diariamente conectados com a felicidade do que com o prazer momentâneo que alguns artifícios da nossa vida nos trazem.

Disciplinar-se em dedicar 100% de esforço sobre os seus talentos dia após dia, traz benefícios inerentes aqueles que a laranjeira possui por dar laranja. Depois de anos crescendo e ficando "madura" ela floresce um dia e passa a dar frutos em abundância. Isto porque dedicou-se 100% do seu tempo a ser ela mesma e fazer aquilo que ela tinha que fazer, sem se preocupar com que o fazendeiro pensava quando a plantou pensando ser uma macieira. Independente do desejo alheio a laranjeira foi ela mesma, da mesma forma que nós devemos ser nós mesmos utilizando todos os nossos talentos para tanto.

SERVIR A TODOS EM BUSCA DA AUTOREALIZAÇÃO
Se você busca um retorno financeiro para as tarefas que realiza diariamente, não está buscando a autorealização e sim a realização apenas. O objetivo deve ser sempre o de servir aos outros com os seus talentos, recebendo um retorno financeiro condizente com o quanto de talento você dedica para servir ao mundo. Isto lhe dará a autorealização e, principalmente, lhe trará um sentimento de dever cumprido e nada mais que isso. Quando lhe perguntarem o que acha sobre o que fez, dirá apenas: "Fiz a minha parte, só isso."

Laranja, maça ou goiaba, pouco importa, pois o que importa mesmo é a autorealização através da servidão humilde de fazer a diferença no mundo onde criou raízes.


Marcos Rezende é empreendedor e escritor e atua como coach de talentos ajudando pessoas e empresas a se realizarem através da descoberta e gestão dos seus talentos.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails