quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Rochus Misch, último sobrevivente do bunker da chancelaria de Hitler

«Ele se queixa de que seu telefone não pára de tocar e as cartas se acumulam novamente sobre a mesa. Recebe cartas até do Japão, Espanha e EUA. Algumas contêm dinheiro e pedidos de autógrafos. Recentemente ele teve de encomendar mais uma série de fotos, que assina e envia. As fotos mostram Misch de uniforme, na frente de dois bunkers, 65 anos atrás. A guerra não deixa Misch em paz.»
Fonte. Rochus Misch, último ajudante vivo de Hitler publica livro sobre o Führer
http://www.misturacultural.com.br/templates/template.php?noticia=534

+++++++++++




Enfermeira de Hitler conta como foram as últimas horas do Fuhrer
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI524310-EI294,00.html

«A secretária de Hitler, Traudl Junge, cujas memórias inspiraram o último filme sobre as últimas horas do ditador, morreu em 2002, e outra testemunha destes últimos momentos, seu telefonista Rochus Misch, 88 anos, nega-se a falar com a imprensa.»

+++++++++++++++

Hitler's bodyguard

de Ida Hattemer-Higgins is a freelance writer and occasional tour guide who lives in Berlin.
Feb 21, 2005
http://dir.salon.com/story/ent/feature/2005/02/21/nazi/index.html

An acclaimed new film dares to present the Fuhrer as more than a cardboard monster. The last man in the bunker, Rochus Misch, talks about the Hitler he knew.

+++++++++

Rochus Misch

«Rochus Misch foi oficial da SS, trabalhando como mensageiro, operador de telefone e guarda-costas de Adolf Hitler de 1940 a 1945. É a última pessoa ainda viva que estava no bunker de Berlim quando Hitler se suicidou. Após nove anos como prisioneiro de guerra na União Soviética, Misch instalou-se em Berlim. Viúvo, hoje vive só.»

Títulos em catálogo:
Eu Fui Guarda-costas de Hitler

+++++++++++++


Livro: Eu fui Guarda-Costa de Hitler de
Nicolas Bourcier
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1695347&ST=SF18854#content
««««««
http://fr.wikipedia.org/wiki/Rochus_Misch

***********


Nota Pessoal

Numa notícia sobre Erna Fregel, o articulista escreveu que naquela altura apenas existiam dois sobrevientes que tivessem estado no bunker da chancelaria aquando do suicidiu do Fuhrer; Erna Fregel e Rochus Misch e este sobrevivente recusava-se a falar com os jornalistas sobre a sua vida ao serviço do Fuhrer.

Descobri, na internet, que o jornalista Nicolas Bourcier publicou o livro "Eu fui Guarda-Costas de Hitler" com base nas declarações prestadas à imprensa por Rochus Misch. Soube ainda que Rochus Misch concedeu autógrafos a jornalistas e outras pessoas que o procuraram na seu apartamento no bairro suburbano de Rudow, em Berlim.

Em conclusão: ao tempo do artigo sobre Erna Fregel, Rochus Misch era avesso à imprensa. Contudo, ultimamente, abriu-se para os mídia, concedento muitas entrevistas e autógrafos. Publicou-se o livro "Eu Fui Gaurda-Costas de Hitler". É mais um testemunho, possivelmente, o último sobre os dramáticos acontecimentos ocorridos no Bunker nos últimos dias da II Guerra Mundial.
Segundo Rochus Misch Hitler teria criticado a traição de Fegelein (cunhado de Eva Braun) mas não o mandou matar. Rochus Misch afirma que quem o matou já morreu mas que não diz o seu nome.

É a História que se vai reescrevendo.
Rui Moio

5 comentários:

Anónimo disse...

gostaria de saber como posso também obter o endereço eletrônico e endereço residencial para que eu possa pedir uma foto autografada.Sou historiadora da segunda guerra.Muito obrigada.

Rui Moio disse...

Obrigado pela preferência do meu blogue.
Rochus Misch vivia no Bairro berlinense de Rudow (uma das estações terminais da linha U7 da U-Bahn de Berlim.)
Era viúvo da sua única esposa ao longo da vida.
Sei que faleceu algum tempo após a publicação do seu livro "Eu fui Guarda-Costas de Hitler".

Disponha sempre
Rui Moio

Anónimo disse...

Quem disse que ele morreu?...Ele nao morreu não! ele tem 94 anos - da onde você tirou essa ideia de que rochus misch...morreu?

Anónimo disse...

Faltou bala nas armas dos aliados para matar esse nazista asqueroso e nojento?

Anónimo disse...

É muito perigoso as pessoas considerarem TODOS os nazistas ou que trabalharam para Hitler, como asquerosos, nojentos e similares. Não generalizar é a coisa mais inteligente a se fazer. Tivessemos nós, brasileiros, vividos naquela época e, sobretudo, se fossemos alemães, ficariamos alinhados a Hitler. Hitler era inteligente e um exímio orador. O fato é que vcs que não são historiadores ou se dizem historiadores, deveriam filosofar mais sobre a sociedade alemã da segunda guerra.

Related Posts with Thumbnails