quinta-feira, 2 de abril de 2009

Os teus links abrem todos na mesma janela?

via O Blog do Dinheiro de Custodio em 01/04/09

Recebi há dias um email de um leitor a perguntar-me sobre as implicações, em termos de SEO, de os links num site abrirem na mesma janela ou num novo tab.  Embora em termos de optimização para motores de busca (SEO) não haja implicações se os links abrirem ou não na mesma janela, o mesmo já não se pode dizer em termos da navegabilidade do site.

Basicamente são três as opções:codigo html

  1. Todos os links abrem numa nova janela - Seja numa site "normal", seja num blog, esta opção é sem dúvida a pior escolha e deve ser evitada a todo o custo.  Esta opção proporciona uma péssima experiência ao ultilizador.  Quando comecei a ganhar dinheiro na net, nos meus primeiros mini-sites, cheguei a usar esta opção.  Na altura era prática mais habitual em sites de qualidade mais duvidosa.
  2. Todos os links a abrirem na mesma janela - Dizem as regras de bom design de sites que é assim que se deve fazer.  Ou seja, todos os links de um site devem ter o atributo target="_self".   O aspecto mais negativo desta opção é que o visitante sai do nosso site sempre que clicar num link para outro site.
  3. Link internos na mesma janela e links externos numa nova janela - É esta a opção que eu uso e penso ser a mais habitual na blogosfera.  Os links internos, ou seja, os links para páginas do nosso site abrem na mesma janela (target="_self"), e os links para outros sites abrem numa nova janela (target="_blank").Quero no entanto realçar que não uso esta opção para evitar que o visitante não abandone o meu site, mas sim porque é a opção que eu prefiro enquanto internauta.  Por exemplo, quando visito um site, e clico num link para outro, por vezes passo algum tempo a navegar neste novo site.  Ao mesmo tempo não me quero esquecer do que estava a fazer no primeiro site, e também não quero ter que carregar no botão "back" meia duzia de vezes para lá voltar.  Com esta opção basta fechar a nova janela e continuar o que estava a fazer antes de clicar no link.

Como penso que já todos estamos a usar ou a segunda ou a terceira opção, gostava de saber qual das duas é que utilizam.

Se apenas recebe o feed RSS do Blog do Dinheiro perde o melhor! Venha ler o que os outros leitores dizem! Segue-me no Twitter @CustodioF

Os teus links abrem todos na mesma janela?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails