quinta-feira, 16 de abril de 2009

7 estratégias para sobreviver a crises

via Insistimento de Marcos Rezende em 14/04/09

Li esse post hoje no blog Goodlife Zen e achei interessante traduzir e compartilhar com vocês. Tenho acompanhado algumas pessoas a minha volta já passando por pequenas "crises" por causa da grande crise que já atinge fortemente as empresas aqui no Brasil. Muito mais pessoais, essas crises se manifestam, na sua maioria, na forma de depressão causada pelo desconforto de não saber o que fazer agora que perdeu o emprego ou está faturando muito menos na empresa. Uso todas as estratégias abaixo e mais algumas e recomendo a prática.

  1. Lide com a realidade
    Quando as coisas saem "erradas", nós tendemos a procurar refúgio na negação dos fatos. Nós pensamos: "Isto não pode acontecer comigo." É importante ser realista e, melhor ainda, otimista quando isto ocorre. Dê uma boa olhada onde você está vulnerável. Seu emprego corre risco? Você está lutando para pagar suas contas?

  2. Foque nas suas competências-chave
    Em que você é bom? Você está aperfeiçoando estas habilidades? Ou você as está deixando-as de lado?

  3. Aumente a sua produtividade
    Utilize cada hora do seu dia. Note quanto tempo você fica paralisado em frente a TV ou fazendo outras atividades passivas.

  4. Esqueça aquilo que o está prendendo
    Existem atividades que você particularmente não gosta e sobretudo que não tem potencial para o futuro? Esqueça-as. Você está associado com pessoas que o estão pondo pra baixo? Escolha passar o tempo com pessoas mais positivas.

  5. Tenha um plano de contingência
    Tenha um conjunto de planos prontos para cenários ruins. Você estará muito melhor preparado e poderá sair de um lado para o outro sem perder um tempo importante.

  6. Faça networking
    Reforce a sua segurança profissional através das redes sociais físicas ou virtuais. Pense em cooperar com outras pessoas em seus projetos, pois essa sincronia pode ampliar o seu potencial de sucesso.

  7. Desenvolva novas competências
    É importante manter-se sempre em alto desempenho, especialmente em períodos complicados da vida. Se você aprender novas habilidades ou reforçar aquelas que você já possui desenvolvidas aumentará as suas chances profissionais no mercado.

Dia 05.05.2009 será lançado o primeiro e-book do Insistimento. Você pode ser o primeiro a recebê-lo a partir do dia 01.05.2009 enviando um e-mail para insistidores+subscribe@googlegroups.com


Marcos Rezende é empreendedor e escritor e atua como coach de talentos ajudando pessoas e empresas a se realizarem através da descoberta e gestão dos seus talentos.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails