quinta-feira, 23 de abril de 2009

Algumas Vantagens das Plataformas de Colaboração Online

via portal KMOL de Ana Neves em 23/04/09

Um colega meu tem passado as últimas semanas a visitar os vários escritórios de uma organização cliente para dar formação na utilização de uma plataforma de colaboração online.

Em conversa esta manhã ele disse-me que a grande dificuldade de todos os utilizadores é a mesma. A mesma para todos e a mesma de sempre.

Todos os utilizadores, colaboradores organização em causa, estão com dificuldade a entender e a aceitar que tudo o que irão fazer no sistema será visível para os seus colegas.

"E a minha resposta é sempre a mesma", disse o meu colega. "Digo-lhes que essa transparência é exactamente a razão pela qual a organização investiu no desenvolvimento daquela plataforma."

Achei hilariante! Uma resposta tão simples e tão verdadeira em resposta a uma questão, a uma preocupação, que ouço vezes sem conta nas organizações aonde vou.

Não é que as pessoas não queiram ser vigiadas porque planeiam ou estão habituadas a fazer algo mal feito. É antes pela mudança de paradigma.

A organização com que o meu colega está a trabalhar optou para quebrar radicalmente com as formas actuais de trabalho na organização. Isto é, até agora o trabalho de um colaborador só ficava visível a outros colegas depois de ele/a se sentir suficientemente confortável com o seu estado. Só nessa altura era partilhado com os colegas de equipa ou projecto.

O que se espera agora é que as pessoas trabalhem em áreas "públicas" tornando o fruto do seu trabalho visível e pesquisável por qualquer colega em qualquer fase do processo.

As grandes vantagens são:

  • possibilidade de se detectar trabalho duplicado antes de se terem investido demasiados recursos
  • possibilidade de se fazerem sugestões que permitam melhorar a qualidade do trabalho ou a eficiência do processo
  • promoção de um clima de abertura e confiança na organização
  • aumento da visibilidade do trabalho realizado e dos próprios colegas nele envolvido
  • aumento do conhecimento que cada colaborador tem da actividade global da organização
  • aumento do conhecimento que cada colaborador tem das competências, experiência e interesse dos seus colegas.

E o que não são todas estas vantagens senão objectivos e meios para a gestão de conhecimento?
Será preciso listar mais vantagens para justificar a adopção radical, a adopção faseada ou, pelo menos, a análise de plataformas online de colaboração organizacional?

Claro que não se pode partir para uma abordagem que requeira uma mudança radical e repentina de atitudes sem um trabalho prévio, devidamente estruturado, de sensibilização e formação, e sem se considerarem nas mudanças "soft" que possam ser necessárias para apoiar e reflectir esta mudança pretendida.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails