sábado, 16 de maio de 2009

O que estão a fazer na minha terra?

via Twitter Blog de Raul Pereira em 16/05/09

É sempre gratificante verificar o interesse que muitas pessoas têm por este projecto, principalmente por parte dos novos utilizadores que frequentemente nos consultam no Twitter de forma a obter respostas para as questões iniciais que todos temos quando nos inscrevemos no serviço.

Este post inaugura uma nova secção de guias para iniciados. É importante referir que quando inauguramos o TwitterPortugal blog, este foi definido, desde logo, como um ponto importantíssimo nos nossos primeiros passos. Esperamos continuar a ser úteis a todos que queiram perceber a mecânica do Twitter e das redes sociais. É para isso que cá estamos.

Uma das perguntas mais frequentes e úteis para quem está a começar é: «Como encontro pessoas da minha terra / região?». Isto é muito importante, tanto para encontrar pessoas da nossa localidade com os mesmos interesses e que, em fases mais avançadas, dá até origem a reuniões como o #twittlis e o #nortweeters ou, então, para divulgar certos projectos de âmbito hiperlocal como blogs, jornais, autarquias, instituições, eventos, pequenas empresas, etc.

O search.twitter é o primeiro site que devemos visitar. Vou ilustrar com imagens, para ser mais simples de seguir.

Suponhamos que vivemos na área de Viana do Castelo e queremos seguir pessoas das localidades próximas. Clicamos primeiro em "Advanced Search".

Avanced Search

Deslocando-nos para baixo, em "Places", inserimos a localidade que pretendemos pesquisar. Convém ainda alargar a área entre 25 e 50 Km's, para conseguirmos resultados mais fiáveis:

Área e distância

Clicar em "Search" para obter os resultados. É natural conseguirmos mais de 50 resultados, por isso é mais prático seleccionar essa opção também.

Search

E já está. No caso em exemplo, obtemos também informação interessante relativa a várias localidades próximas de Viana do Castelo, como utilizadores a tweetar em Esposende e Ponte de Lima. Agora é só seguir aqueles que lhe interessam e, mais importante, interagir, partilhando informação. Devemos, no entanto, ter em atenção que o search.twitter apenas mostra as pessoas que têm correctamente preenchidos os seus dados pessoais.

Resultados

Outras ferramentas que facilitam a pesquisa hiperlocal são o Monitter e o TwitterLocal.
O Monitter é uma ferramenta bastante útil que permite seguir em colunas alguns dos Trending Topics e geo-referenciá-los.

Monitter

A aplicação TwitterLocal corre sobre a plataforma Adobe Air (que se pode descarregar e instalar facilmente aqui) e permite criar vários separadores indicando uma localidade. É compatível com Linux, OSX e Windows.

TwitterLocal

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails