segunda-feira, 11 de maio de 2009

E se os “Traficantes”, que alimentam o nosso Vício Digital, desaparecessem?

via Twitter Blog de Maria Spinola em 11/05/09

Tenho uma confissão a fazer: sou uma viciada digital, mas acho que não sou caso único!

766702_white_powder1

E tenho uma pergunta a fazer: "Estaremos preparados para a possibilidade dos "traficantes", que alimentam o nosso vício digital, deixarem de existir?"

Mas que "droga" é essa que alimenta o nosso vício digital? quem são esses "traficantes"? e porque haveriam de desaparecer?

Bem, a "droga"  é a web 2.0 e as redes sociais, tais como o Facebook, o Twitter, o YouTube, etc.

Os "traficantes" são os "donos" dessas mesmas redes socais.

E porquê podem desaparecer?

Uma resposta sintética será porque a maioria das redes sociais não gera lucros suficientes para pagar todas as despesas necessárias de modo a que elas existam.

O Sérgio Bastos num dos seus últimos posts, fez a seguinte pergunta: "A Web 2.0 sobreviverá à crise?"

E ele dá vários exemplos, tais como:

"A Yahoo vai fechar a GeoCities, plataforma de criação de sites comprada por 3 mil milhões de dólares há 10 anos. A medida é justificada na optimização de custos que a empresa está a realizar."

"O próprio YouTube vive tempos conturbados. Uma análise financeira da Credit Suisse afirma que o portal mais popular de vídeos pode vir a registar um deficit de 470 milhões de dólares até ao fim do ano. A insuficiente rede de publicidade e custos de infra-estrutura de banda larga motivam apenas um sucesso virtual."

"O Skype não se consegue implantar como modelo de negócio na eBay,  empresa que o adquiriu por 2,6 mil milhões de dólares há quatro anos."

Acabou...Mas existem mais exemplos:

O Twitter não tem, até ao momento, um modelo de negócio que gere receitas (pelo menos que seja  do conhecimento público)  e no entanto, não faltam compradores ( desde o Facebook, Google, Microsoft e eventualmente a Apple) dispostos a pagar várias centenas de milhões de dólares, como se pode ler no post "O pássaro pica a maçã" do Raul Ferreira.

Segundo um artigo da AdvertisingAge esses investidores, que são capazes de investir centenas de milhões de dólares em empresas digitais não rentáveis (tais como o Facebook, YouTube, Twitter, etc.)  são os "Venture Charity", e os donos do FaceBook, YouTube, Twitter, etc. são os "Robin Hood" digitais, pois estão a "tirar" aos "ricos", isto é  aos investidores, para dar aos "pobres", que são todos os utilizadores dessas mesmas redes sociais (nós).

Um outro motivo que pode originar o desaparecimento desses "traficantes", pode estar relacionado com o seu enorme espírito empreendedor e criador, e eventualmente "perderem o interesse" pelo que já criaram, e partir para outras "criações" ( neste caso pode estar em causa o Twitter) ou "desafios"

948591___01011000__

Talvez Web 2.0 (modelo de negócio, não tecnologia porque esta não pára de evoluir), tal como existe actualmente,  irá morrer, tal como aconteceu em 1999: a implosão da bolha daInternet em Wall Street.

Isso pode ser bom ou mau, pois se não fosse a implosão da bolha da Internet em 1999, talvez hoje não houvesse a Web 2.0 tal como a conhecemos.

No entanto poderemos ter de enfrentar um período de "desintoxicação" do nosso vício actual, e isso pode não ser fácil, pois já passei por uma"desintoxicação" de uma determinada rede social, na qual estava extremamente viciada, e devo confessar que não foi fácil, talvez por ser a minha primeira grande"desintoxicação" digital. Mas "sobrevivi," e estou preparada para outras…

Uma coisa é certa, não me vou preocupar, vou aproveitar enquanto existe, e com a certeza absoluta, que qualquer que seja o modelo da Web no futuro, irei ser uma viciada digital para sempre! Acho que não tenho cura , nem quero :-)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails