quarta-feira, 20 de maio de 2009

Electricidade Bi-Horária Mais Cara

via A Minha Alegre Casinha de Carlos Martins em 19/05/09
Preparem-se... pois a partie de agora será sempre a subir. Há algum tempo que alguns responsáveis nos têm avisado que o preço da electricidade e água têm que subir... "porque os consumidores têm capacidade para pagar mais" por estes serviços.

E deve ser por isso então que a ERSE chegou à conclusão de que a tarifa bi-horária em hora de ponta não podia ser mais barata que a tarifa normal.

Embora em período de vazio a electricidade continue a ser 45% mais barata, em hora de ponta o preço da electricidade passou a ser quase 2% mais caro relativamente à tarifa simples.
(Anteriormente, mesmo neste período continuava a ser cerca de 1% mais barata.)

Não percebo o que terá mudado para justificar "pagar mais" por um serviço que tem o seu preço "normal" afixado! Ainda para mais quando somos roubados mensalmente pelo "aluguer" do contador, recentemente rebaptizado "potência contratada".
Dizem-nos que esta potência contratada também não tem qualquer sentido, e que a tendência é para que o seu preço seja o mesmo, independentemente da potência ou tipo de tarifário contratado... Mas suponho que isso seja daquelas alterações que não tenham pressa em pôr em prática, ao contrário do que acontece com os aumentos dos preços.

A tendência, dizem eles, é para que na tarifa simples se movimente para um valor médio, entre o preço da electricidade nos períodos de vazio e de pico. O que apenas servirá para baralhar ainda mais a questão, e tornando a opção pelo bi-horário bastante menos interessante para muitos consumidores (ver o post: o Bi-Horário compensa?)

Por enquanto, trata-se apenas de uma diferença reduzida... mas será assunto a seguir atentamente nos próximos tempos.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails