sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lappiz - A web colaborativa para estudantes

via 2.0 Webmania de RC em 22/05/09
Lappiz - A web colaborativa para estudantes
O Lappiz é uma ferramenta web colaborativa especialmente direccionada ao estudantes do ensino superior e que permite a partilha de conteúdos de âmbito académico.
"…proporcionando aos estudantes um acesso universal a todo o tipo de documentos que possam ser interessantes numa determinada área de estudo. Ao ligar a informação, o conhecimento e as instituições de ensino, o Lappiz procura estimular a emergente necessidade de expandir os horizontes dos estudantes, que hoje desejam formas mais dinâmicas de enriquecerem o seu conhecimento e de colaborarem com pares."
"Uma das funcionalidades colaborativas do Lappiz consiste nas discussões, onde qualquer estudante pode participar e partilhar a sua opinião. Vários temas podem ser discutidos, independentemente do país, da universidade, do curso ou da disciplina em questão. As discussões são públicas, o que permite a participação de estudantes provenientes de diferentes áreas e originando uma experiência mais rica, com novas perspectivas. Seja um tema mais político, um workshop que está a ser organizado, ou o método de avaliação proposto de uma disciplina, é bem-vinda a multiplicidade de opiniões, a discussão saudável e, se possível, a geração de mais conhecimento pela força da palavra."
Funciona portanto como um construtor para uma rede social académica com tudo o que de positivo e negativo isso traz. A utilização do Lappiz é, naturalmente, totalmente gratuita e não existem quaisquer restrições no espaço que os utilizadores podem utilizar para colocação dos seus documentos.
Lappiz
O interface está muitíssimo bem conseguido e é agradável à vista da mesma forma que permite uma utilização facilitada do que o serviço tem para oferecer.
A aproximação escolhida para o desenvolvimento do Lappiz deixa antever - e ainda bem - perspectivas de exportação do projecto para um nível global. A integração com o Facebook foi igualmente uma excelente ideia. Falta agora fazer chegar o projecto aos seus principais destinatários, sem isso dificilmente se poderá esperar grande sucesso.
O projecto é da responsabilidade da Seegno e da Innovation Point e apesar da estar ainda a dar os primeiros passos está mais do que pronto para ser colocado ao serviço.
Boas redes.
Posts relacionados:
  1. RedeCultural - Um projecto nacional para a divulgação cultural. O RedeCultural é um...

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails