sábado, 14 de março de 2009

Web - 20 anos!

via (título desconhecido) de Luis Santos em 13/03/09

19890313_cern_timbernerslee_www_proposalÉ, como muitos dos momentos definidores cuja importância só se compreende anos mais tarde, um assunto não muito pacífico - a data de nascimento da WWW.
Para o CERN, assinala-se hoje, dia 13 de Março, a passagem de 20 anos sobre a publicação do texto "Information Management: a Proposal", em que Tim Berners-Lee, um consultor de software daquela organização propunha um novo método para armazenamento e partilha da investigação feita (por centenas de especialistas que iam e vinham trocando pouca informação sobre os seus avanços).
Haverá quem defenda que esses 20 anos só devem assinalar-se daqui a dois (no início de 1991 a ideia foi concretizada) ou ainda mais tarde (1993 estará identificado como o ano da abertura da WWW ao exterior).
Em qualquer dos casos, abre-se aqui um período de celebrações e, pessoalmente, acho que devemos assinalá-las todas - a criação da Web é um momento que (sobretudo em tempos como os de hoje, com BPP's, BPN's e Madoff's à pazada!) importa sinalizar com a merecida dignidade. Tim Berners-Lee, Robert Cailliau e muitos outros abriram-nos as portas a uma nova experiência de vida e fizeram-no sem pensar na melhor forma de lucrar com isso.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails