segunda-feira, 16 de março de 2009

Descoberta macabra na Polónia Oriental

via Q u i n t u s de Clavis Prophetarum em 21/02/09

Cidade de Malbork
Cidade de Malbork
Um túmulo coletivo datando do tempo da Segunda Grande Guerra expôs um crime de guerra cometido pelos Aliados contra civis alemães que ainda que fosse suspeitado de ter efetivamente acontecido, não conhecia até agora provas cabais da sua existência. A macabra descoberta feita na cidade polaca de Malbork de mais de 1800 corpos, incluindo corpos de mulheres e de crianças. No final da Segunda Grande Guerra, esta cidade era território alemão e o massacre terá sido cometido por tropas soviéticas quando entravam no território da Prússia Oriental, vindas da Polónia em 1945.
Alguns crâneos revelam sinais de balas e, logo, de execuções sumárias, sendo alguns destes crâneos pertencentes a mulheres e crianças. Havia de facto indicação do desaparecimento de milhares de civis alemães nessa região, em 1945, quando perante o avanço das forças soviéticas, o governo alemão ordenou a evacuação da cidade. Alguns civis recusaram fazê-lo, e pertencerão a estes os corpos agora encontrados. Não sobreviveu ninguém para contar a história, como sucedeu com os afundamentos dos navios Wilhelm Gustloff, General Steuben e Goya que também em 1945 foram afundados por seis submarinos soviéticos, naquele que foi o maior desastre naval da História com um total de 25 mil mortos (não, não foi o Titanic, com os seus 1500 mortos).
A macabra descoberta expõe uma faceta relativamente desconhecida da Segunda Grande Guerra: os massacres que as forças soviéticas realizaram sobre civis alemães nos últimos meses de guerra. Massacres que não foram nunca descritos nos livros de História, que não mereceram qualquer referência nos julgamentos de Nuremberga e que - sem excepção - sairam injustiçados. É possível compreender a raiva e o espírito de vingança de alguns soviéticos depois de todos os excessos cometidos pelas SS na Rússia (23 milhões de mortos), mas tal escala e e a impunidade absoluta dos mesmos indica uma aprovação ou mesmo uma orientação a partir do centro, de Moscovo. Outro ponto que raramente é mencionado é o estranho (e aparentemente vindicativo) detalhe de que o último soldado alemão foi libertado na década de sessenta…
Fontes:
http://www.guardian.co.uk/world/2009/jan/13/mass-grave-poland-german-war
http://www.ihr.org/jhr/v12/v12p371_Ries.html
http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk/1929754.stm
http://en.wikipedia.org/wiki/World_War_II_casualties#Casualties_by_country

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails