sexta-feira, 20 de março de 2009

Efeitos da falta de sono na memorização

via Q u i n t u s de Clavis Prophetarum em 08/03/09


(http://www.smart-kit.com)

Embora em todo o mundo, e em praticamente todos os tempos, tenha havido a tradição de ficarmos acordados toda a noite estudando para um exame no dia seguinte a verdade é que afinal, isso pode não ser a melhor opção para termos bons resultados no dia seguinte… Isso mesmo fica demonstrado num estudo publicado na revista "Nature Neuroscience" que conclui que a melhor forma de nos lembrarmos do que estudámos no dia anterior, e ter uma boa noite de sono.

Aparentemente, o papel do sono na consolidação da memória é decisivo. Como escreve o investigador John Spiro "Uma pessoa precisa - em média - de oito horas de sono por noite, mas muitas pessoas negam a si mesmas a quantidade de sono adequada com consequências que incluem fadiga, fraca capacidade de tomada de decisões e um aumento do risco de acidentes". Outra consequência da falta de sono é a redução da memória. O estudo demonstrou que as pessoas que não tinham dormido nada durante 30 horas sofriam dum grave declínio da sua capacidade de memorização. Outro estudo, este da "Harvard Medical School" e conduzido por Robert Stickgold indica que era possível reduzir este efeito negativo se o sujeito da experiência tivesse duas noites de "sono de recuperação" antes do teste ser conduzido. Um terceiro estudo, este de Andrew Tilley, da Universidade australiana de Queensland demonstrou ainda que uma pequena sessão de sono, durante a tarde (a chamada "siesta" dos espanhóis) tem também efeitos positivos na capacidade de memorização dos sujeitos observados…

Em suma, estas experiências parecem todas concordar que a pior coisa que podemos fazer se queremos ter um bom desempenho num exame é precisamente para a noite de véspera a estudar… Idealmente, devemos dormir oito ou até mais horas nessa véspera, estudando tudo nas noites anteriores, mas sempre sem as tão usadas "diretas"…

Fonte:
http://www.abc.net.au/science/articles/2000/11/27/216359.htm

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails