domingo, 15 de março de 2009

Reforma igual a 18 salários mínimos

via Do Mirante de ajoaosoares@gmail.com (A. João Soares) em 10/03/09
Só em dois meses deste ano, mais de uma dúzia de funcionários públicos aposentaram-se a ganhar acima dos cinco mil euros (mais de 11 – onze - salários mínimos).

A reforma mais alta dada na Função Pública, este ano, passa dos oito mil euros, mais precisamente 8059, ou seja 18 salários mínimos.

Fala-se muito em justiça social, mas isso não passa de falácias, de anestesiantes para manter os portugueses inocentemente adormecidos e apáticos. A notícia de que retirei os dados atrás referidos evidencia um escândalo incrível nos tempos que correm. Além de haver reformados a trabalhar para a segunda ou terceira reforma, há gente desempregada sem ter com que matar a forme aos filhos.

É de loucura que o Estado a um seu servidor que já não trabalha pague, num mês, tanto como alguns trabalhadores activos ganham em 18 meses, ano e meio!!! Enquanto esses trabalhadores, com o seu salário mínimo têm normalmente família a sustentar e filhos a estudar, o reformado daquele tipo vive repousadamente a gozar as poupanças de uma carreira bem remunerada, acrescida de uma pensão de 18 salários mínimos.

Enquanto o trabalhador nem sequer pode ir a pé a Fátima pedir o milagre de esticar o salário e encurtar o mês (não pode ir para não faltar ao serviço e ver o mísero salário cortado), o reformado milionário pode passar o tempo em cruzeiros de luxo à volta do mundo ou de férias em faustosos «resorts», ou entregue a outros luxos exóticos, à custa do orçamento.

Tanto um como o outro têm necessidades básicas que não são obrigatoriamente muito diferentes, embora se compreenda que o ricaço terá dificuldade em perder velhos hábitos de ostentação. Mas tudo tem limites e já não há a justificação de ele dar prestígio à sua função (que já não exerce).

Enfim, escândalo, e porque não crime contra a sociedade, em que tantos que servem o mesmo patrão sofrem de graves carências. E que dizer do enriquecimento rápido e ilícito dos políticos (banqueiros ou não) que é evidenciado por abundantes sinais exteriores de riqueza. Recorde-se as propostas de luta contra a corrupção apresentadas pelo engenheiro João Cravinho, em quem o célebre ministro já começou a «malhar»!!!.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails