segunda-feira, 3 de março de 2008

Crie um website com o Google Sites!

via (título desconhecido) de FxDi@mOnD em 29/02/08

O Google lançou hoje a sua nova plataforma que promete abrir e expandir o mercado de forma agressiva.
A nova plataforma do Google, intitulada Google Sites, promete a criação de um website de forma simples, prática e sem grandes preocupações. O Google diz que será possível qualquer pessoa, com ou sem experiência, criar um website.

O Google Sites é igualmente muito mais do que isso. É uma plataforma capaz de armazenar dados e ferramentas, e partilhá-las com quem quisermos.

Inside Google Sites

Dentro do Google Sites, o utilizador irá ter à sua disposição, uma intranet capaz de responder às diversas exigências, tenha você uma empresa ou não.
No Backoffice do Google Sites, será possível recriar um autêntico espaço de trabalho virtual, onde o utilizador poderá partilhar conteúdos como videos, ficheiros, documentos, apresentações, e centralizar todos esses mesmos recursos, na sua plataforma.

Em adição, o Google Sites permite ao utilizador definir níveis de acesso à documentação e às ferramentas partilhadas.
Esta opção será bastante útil aos webmasters, mas também aos orientadores e directores de projectos, que poderão partilhar informação e conteúdos com níveis de acesso restrito.

Tal como se esperaria, os sites produzidos na plataforma Google Sites, integram um RSS Feed da Feedburner (empresa adquirida pela Google), de forma a filtrar os conteúdos e partilhá-los de forma simples e prática com os leitores assíduos do seu website.

Esperar é uma virtude

Já diziam os nossos colegas do Digg, que esperar é uma virtude.

Pois bem, como todos os projectos recentes, o Google Sites ainda apresenta algumas limitações.
A mais problemática nesta altura, é que o Google Sites inclui templates pré-definidas, mas não permite a edição dessas mesmas templates, como fazemos com o Wordpress ou com o Joomla por exemplo.
Embora o Google Sites seja gratuito, esta opção só irá vingar num futuro próximo.
Espera-se também que o código fique aberto ao desenvolvimento de novas templates e customizações, que poderiam ser bastante interessantes do ponto de vista profissional.

O Google Sites é ainda assim, um produto limitado a 10GB de espaço e aos conteúdos que o Google neste momento fornece.
No entanto e em adição, os utilizadores que desejarem, poderão obter mais ferramentas e um suporte mais amplo, pagando uma cota anual de 50 dólares.

Nasce assim mais uma excelente plataforma online que permitirá dar o passo em frente na criação de websites sustentados, apresentando ainda um enorme potencial de expansão, bastante característico do Google.
Deixo-lhe ainda um video explicativo do potencial do Google Sites e das competências nele inseridas:

Até Já.


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!



Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails