segunda-feira, 24 de março de 2008

Como conseguir visitantes repetidamente?

via (título desconhecido) de FxDi@mOnD em 23/03/08

Depois de uma subita paragem durante o domingo de ontem, que foi dedicado à familia por ser o famoso Domingo de Páscoa, retomamos a semana e o normal funcionamento do Fique-Rico. Não queremos que os nossos leitores se desabituem!

Quando se inicia um projecto, seja ele um blog, website ou outro, é importante fazermos a nós próprios a pergunta mágica: Como é que vou conseguir fazer com que os meus visitantes voltem ao meu projecto no dia seguinte e nos próximos? Conseguindo responder a esta pergunta, estará certamente no caminho certo para o sucesso.

Uma estratégia de lucro e sustentabilidade requer uma percepção sólida sobre o que gera e direcciona mais tráfego e faz com que os seus visitantes o visitem repetidamente.
Bem como o que é que os faz querer recomendar o seu website a outra pessoa.

Podemos analisar um website ou blog como um restaurante. Praticamente todos nós sabemos o que gostamos e o que nos faz voltar a um determinado restaurante, correcto? O sabor da comida, o atendimento, o preço, etc. Tudo factores que nos farão regressar e/ou recomendar determinado restaurante.

A dificuldade de conseguir agradar a gregos e a troianos

Será provavelmente mais fácil definir e conhecer o que nos atrai num restaurante, do que propriamente o que fará os nossos leitores regressarem ao nosso website, correcto?
Que factores motivam a regressar a um website? O que motiva um dado leitor a clicar ou a navegar em determinadas páginas? É praticamente impossível conhecer e dominar os gostos de todos os nossos leitores.

Muitos dos seus leitores irão achar o seu website ou blog fascinante e uma verdadeira pedra filosofal nas suas vidas, enquanto muitos outros irão detestar e provavelmente nunca mais voltar. Os diferentes níveis de conhecimento, fazem com que os comportamentos sejam opostos e dessa forma totalmente imprevisiveis.

Portanto, como deverá agir? Na minha opinião penso que o caminho mais acertado será o de identificar alguns comportamentos dos seus leitores, através de ferramentas como o Analytics, e depois colocar conteúdos em forma de escala.
Colocar conteúdos para iniciantes, para utilizadores com conhecimentos médios e conhecimentos para os verdadeiros experts. Dessa forma será possível agradar a uma maior vasta gama de leitores, correcto? Poderá começar por colocar conteúdos para iniciantes. Explicar como se instala o Wordpress por exemplo, ou dar a conhecer produtos e serviços de baixo custo que poderão ajudar quem está a começar. Isto obviamente, dentro da área online e a título de exemplo.
Se correr uma página sobre roupa, provavelmente não terá muito interesse ensinar os seus leitores a instalar o Wordpress.

Desenhar uma Ideia e criar um Modelo de Sucesso

A construção e desenvolvimento de uma ideia, estará sempre dependente da sua estratégia para fazer dela um sucesso, para atrair até si tráfego, para atrair leitores, etc.
Ultimamente tenho desenvolvido alguns projectos profissionais e pessois, e por melhor que sejam, se não houver uma forte componente de marketing e desenvolvimento, dificilmente irão ter sucesso.

Já deixei por terra alguns projectos que achei potencialmente muito bons, quer por requererem um elevado investimento de construção, quer por envolverem um elevado investimento de marketing. Por vezes não temos a capacidade de resposta à pergunta: Como conseguirei eu atrair clientes e leitores ao meu website ou blog, mesmo actuando num nicho de mercado? Será o meu projecto efectivamente melhor ou diferente? Sem conseguir responder a estas perguntas, provavelmente o caminho será o insucesso.

Se tem um concorrente, que é o mais comum, tente perceber porque é que as pessoas, leitores ou clientes, gostam daquele projecto, porque é que elas voltam repetidamente lá, o que é que as atrai? De que forma uma marca constituida e sólida, é mais fiável que uma marca recente e fresca?

Algumas dicas de como atrair os seus leitores de forma repetitiva

Estas dicas poderão e deverão ser moldadas conforme o seu tipo de negócio, tipo de website, público alvo, etc.
Nunca se esqueça que nenhuma regra é à prova de bala. É importante saber de antemão que é praticamente impossível prever a forma de pensar e a percepção que os seus leitores têm do seu website.

Sendo assim, deixo-lhe algumas perguntas vitais, às quais deverá conseguir responder:

1. O seu produto ou serviço apresenta um preço competitivo?
2. O seu website é visitado por um volume considerável de pessoas, que justifique apelar à participação?
3. Como é que se sentiram 10 pessoas diferentes que visitam o seu website pela primeira vez?
4. Tem feito dos seus leitores e da facilidade de leitura uma prioridade no seu website?
5. Qual é a verdadeira qualidade do seu produto ou serviço? Analise o feedback.
6. Tem apresentado informação que é coerente com a suas keywords?
7. Agradece aos seus leitores ou clientes, directamente no seu website?
8. Os seus clientes ou leitores, são encorajados a participar?
9. Você oferece algum serviço ou ferramenta única que não possa ser copiada de forma alguma?
10. A sua informação é continuamente actualizada com os desejos e opiniões dos seus clientes ou leitores?
11. O seu projecto, o seu serviço e a sua forma de escrever são únicas?
12. Os seus objectivos têm sido coerentes com o que apresenta aos seus clientes ou leitores?

É importante saber responder a estas perguntas. A todas ou a uma grande parte delas.
Dessa forma será capaz de analisar e estruturar melhor a sua estratégia, de forma a garantir que os seus leitores voltam repetidamente e se sentem parte da sua comunidade.

Até Já.


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