sexta-feira, 28 de março de 2008

Formas de utilizar o Twitter a seu favor!

via (título desconhecido) de FxDi@mOnD em 27/03/08

O Twitter é uma micro plataforma ou rede social, como lhe quiser chamar, que permite ao utilizador manter toda uma rede social de amigos em contacto directo com aquilo que faz ou vai fazendo no seu dia-a-dia.
É possível carregar novos conteúdos a partir do telemóvel, mensagens instantâneas, ou através da internet.
Estas mensagens são de pequena dimensão, com um limite máximo de 140 caracteres.

O Twitter tem uma elevada componente social, que permite ao utilizador fazer amigos e seguir as suas passadas ao longo do dia.
Muitos olham para o Twitter como uma página simples e divertida, e há outros que o vêem como uma poderosa ferramenta social e de marketing.

O Twitter apresenta-se com uma plataforma estranha à medida que nos vamos tentando adaptar às suas funcionalidades, mas em pouco tempo estamos a trabalhar com ela de forma natural e a partir do telemóvel por exemplo.
Um dos factores positivos dos Twitter é que possibilita a adição “Follow” de vários outros utilizadores e de forma muito simples.

Tal como todas as ferramentas online e rede sociais, o Twitter requer algum tempo e dedicação, até que se atinga um nível de excelência.
É importante ter noção que para muita gente o Twitter é meramente uma diversão. Há quem lhe chame inclusive um IRC dos tempos modernos e não tanto em tempo real como o IRC original.
Ainda assim, há a possibilidade de ficar conhecido e ser seguido por milhares pessoas, que provavelmente irão ler o seu quotidiano e identificar-se consigo e com aquilo que faz. É aqui que você poderá tirar a sua vantagem!

Diversas formas de utilizar o Twitter a seu favor:

Recentemente comecei a utilizar o aplicativo Snitter, que permite colocar o Twitter no desktop e manter os nossos contactos actualizados ao segundo dos passos que vamos dando. Embora a ferramenta Twitter não tenha despertado muito a minha atenção no momento em que me inscrevi, hoje é uma ferramenta muito interessante e viciante relativamente aquilo que faço ou não faço na minha vida. Aos poucos estou a criar a minha rede social e os followers (seguidores) e isso poderá ser benéfico de diversas formas.

1- A marca pessoal - O Twitter é uma rede social que permite a si e aos outros utilizadores, criarem e desenvolverem marcas pessoais em diversos sentidos. Quanto mais influente você for, melhor.

2- Aproveite o Feedback - Imagine que está a trabalhar num projecto pessoal e necessita de ajuda. Peça-a no Twitter fazendo uma pergunta aos seus amigos sobre aquilo que o incomoda e rapidamente terá uma mão cheia de respostas e ideias. Geralmente várias cabeças pensam melhor que uma. Este tipo de inteligência colectiva poderá ser muito interessante de explorar para futuros posts ou projectos.

3- Precisa-se de colaborador - O Twitter é uma excelente ferramenta para procurar pessoas em todo o mundo, capazes de preencher uma pequena vaga de emprego online, ou para desenhar um logotipo por exemplo. Se precisar de ajuda ou de alguém, faça um pedido através do seu sistema de mensagens.

4- Direccionar Tráfego - O Twitter é uma poderosa ferramenta de direccionamento de tráfego. Se você escrever num dado momento acerca de uma página e pedir aos seus colegas para escreverem sobre ela também, a palavra irá passar rapidamente pela esfera do twitter e o seu volume de tráfego irá aumentar certamente.

5- Leitura de Notícias - Muitos dos utilizadores do Twitter colocam links para notícias de elevado interesse e isso poderá ser importante para si. Focalize-se naquilo que pretende e subscreva também o RSS Feed do Twitter, para que possa monitorizar determinados canais especificos.

6- Fazer amigos - Tal como em qualquer outra rede social, o Twitter permite fazer amigos e seguir os seus passos e conteúdos. Isso poderá ser uma estratégia interessante de conhecer pessoas fora do seu círculos de amizades por exemplo.

7- Agenda - O Twitter poderá servir como agenda para a sua lista de coisas a fazer. Esta é uma das soluções que não apresentei neste post sobre Dicas para nunca mais perder uma grande ideia! e que se encaixa bastante bem. Existem igualmente algumas ferramentas online para sincronizar com o Twitter como o Remember The Milk.

8- Gestão empresarial - O Twitter pode ser utilizado como ferramenta de gestão empresarial. É muito fácil criar uma rede de empregados e postos de trabalho, e conectá-los a todos directamente. Muito interessante para mensagens curtas e contacto directo com outra pessoa dentro da mesma empresa.

O Twitter pode servir ainda para agendar reuniões em tempo semi-real com outras pessoas, pode servir como um diário, etc.
Com pode ver esta ferramenta é bastante interessante em diversos aspectos. Provavelmente nunca tinha pensado de que forma poderia utilizá-la.

Se me quiser seguir, visite o endereço http://twitter.com/fiquerico e envie uma mensagem =)
Pode sempre partilhar este artigo com os seus amigos do Twitter também!

Até Já.


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails