sábado, 29 de março de 2008

Sinais que indicam que o seu blog esta no bom caminho!

via (título desconhecido) de FxDi@mOnD em 28/03/08

Já aqui falei de diversas formas de rentabilizar blogs, websites e outro tipo de projectos, como o eBay, Bans, lojas virtuais, etc.
No entanto, ainda não falámos sobre os sinais vitais que nos indicam se estamos a percorrer o caminho correcto ou nem por isso.
Muitos são aqueles que desistem. Outros tantos aqueles que se aguentam e através da sua obstinação lutam pelo objectivo a que se propuseram.

Muitos são os bloggers que simplesmente desistem porque o número de leitores não aumenta, porque o seu caminho é demasiado trabalhoso, ou simplesmente porque não acreditam naquilo que fazem. Mas qual será a forma de analisar se estamos ou não num bom caminho?


Direitos: Wallpaper

Provavelmente se você tem um blog ou website, irá analisar diversos factores que justificam o seu crescimento ou falta dele.
Infelizmente há muito blogger e webmaster que não analisa dados e isso faz com que desista daquilo que criou. Como tal, deixo-lhe aqui alguns sinais que indicam que o seu blog esta no bom caminho:

1- RSS Feeds - O número de leitores RSS é sem dúvida um dos sinais que mais utilizamos para avaliar o crescimento do nosso website. No entanto, é necessário ter em mente que conseguir um bom crescimento do número de leitores RSS é uma operação complexa e que demora tempo. É necessário conseguir atrair os leitores, é necessário que eles se sintam confortáveis, e é igualmente necessário que eles confiem em si. Não defina metas irrealistas, porque isso só fará com que se sinta mal consigo mesmo e com o seu trabalho. Começe por definir 50 leitores como meta e quando lá chegar defina 100 como a próxima meta. Dessa forma você estará a estimular-se a si próprio e à sua vontade de trabalhar e prosseguir o caminho para o sucesso.

2- Os Backlinks - É importante saber quem fala de nós, o que fala e porque fala. Existem várias formas de saber o número de backlinks e de pessoas que falam e linkam com o nosso blog. Uma delas é o Technorati e outra o Dnscoop. Para os bloggers e webmasters em geral, o número de backlinks é extremamente importante para avaliar o crescimento do seu projecto. Fique atento a eles e todos os meses faça uma análise do crescimento dos backlinks. Provavelmente está a crescer e não sabe. O Fique-Rico por exemplo desde que arrancou já tem mais de 6,700 backlinks, o que significa que está a crescer e a ser falado em muitos outros websites.

3- Os comentários - Todo o blogger se preocupa com os comentários que recebe nos seus artigos e posts. O aumento progressivo do número de comentários é também um sinal de crescimento. Se você recebe recorrentemente comentários, sejam eles positivos ou depreciativos, é sinal que as pessoas estão a prestar atenção aquilo que você escreve e diz.

4- Visitas e Pageviews - Este é o dado estatistico que mais se analisa regularmente. O crescimento do número de visitantes, pageviews e pageviews por visitante, é um sinal do crescimento sustentado do seu projecto. Obviamente que à medida que o seu projecto vai ficando cada vez mais conhecido, estes números irão aumentar proporcionalmente, portanto, foque-se naquilo que escreve e que faz, que no final do mês os números irão falar por si.

5- A regularidade - Novamente a regularidade. Escrever 1 ou 2 conteúdos por dia pode parecer uma tarefa simples, mas na verdade é uma grande conquista e uma grande responsabilidade. A maioria dos bloggers não se preocupa com a regularidade ou com as estratégias que deveria utilizar para sustentar o seu crescimento, portanto, se você escreve com regularidade, já está um passo à frente de muitos outros blogs e bloggers.

6- A qualidade e os objectivos - Um conselho que lhe dou caso já tenha o seu blog há mais de 2 meses, é que volte atrás no tempo e veja os seus primeiros posts. Analise a diferença de qualidade para a sua escrita actual e diga-me se efectivamente não melhorou. Isso também é um sinal de crescimento e melhoria, sabia?
Outro dos sinais a ter em conta são os objectivos. Pequenos e vários objectivos são sempre o melhor caminho para o sucesso. Há muitos bloggers que definem objectivos irrealistas à partida, como por exemplo viver de um blog, ter 10.000 leitores de RSS Feed ou ganhar muito dinheiro e ter pouco trabalho. Se você pensa assim, então provavelmente está no caminho correcto para o insucesso.
Se você define objectivos a longo prazo e atingiveis, então não desespere por ainda se encontrar longe deles. O caminho para o sucesso demora algum tempo e requer investimento a vários niveis, seja ele dedicação ou dinheiro.

Mantenha-se na rota dos seus objectivos e não desista simplesmente porque não atingiu os resultados que desejava no imediato. Se não os atingiu, já parou para pensar onde errou? Provavelmente nem quis saber disso…
Às vezes os números não nos dizem tudo sobre o nosso crescimento, e é necessário ter isso mente nas alturas mais dificeis.

Até Já.


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails