domingo, 30 de março de 2008

LER OS OUTROS

via Da Literatura de Eduardo Pitta em 30/03/08

Em 2005, o historiador francês Marc Ferro (n. 1924), da escola dos Anais, actual director do EHESS, publicou Les Individus face aux crises du XXe siècle. L’Histoire anonyme. Nessa obra, analisa o comportamento das pessoas comuns em face dos solavancos da História: revoluções, guerras, crises económicas, etc. Em 2007 inverteu o processo. Sete Homens em Guerra 1918-1945, agora traduzido, interroga «os trabalhos e os dias de vários dos grandes protagonistas da Segunda Guerra Mundial, de maneira a percebermos como a conduziram, analisaram e viveram.» Dando como exemplo um filme de Kurosawa — Rashômon, 1950 — em que várias personagens são testemunhas de um crime, «mas nenhuma das suas versões coincide», Ferro põe em confronto o comportamento e as reacções de sete homens que foram decisivos na II Grande Guerra: Churchill, Roosevelt, Estaline, Hitler, Mussolini, o imperador japonês Hirohito e o general De Gaulle. O livro é o corolário (não confundir com síntese) do programa Histoire Parallèle, emitido no canal Arte da televisão francesa, durante doze anos consecutivos: de 1989 a 2001. Além de portfolio fotográfico, o volume inclui índice remissivo e uma extensa bibliografia.


Paulo Querido: «Os links não são um sistema de prémios ou de reconhecimento — são a seiva do hipertexto e o aperfeiçoamento da leitura do hipertexto passa, naturalmente, por mecanismos de apreender a dimensão das citações.»

Tomás Vasques: «O silêncio foi, então, quebrado por uma voz grossa, vinda do segundo balcão, que revelando incredulidade, interrogou: à mão?» [o Estatuto do Aluno... e o broche]

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails