Como utilizar o Google Webmaster Tools?
Hoje irei abordar, ainda de uma forma simples, o Google Webmaster Tools, uma poderosa ferramenta que infelizmente muita gente ainda desconhece.
Comece por visitar o endereço http://google.com/webmasters/tools/
Se já for utilizador de ferramentas Google, a entrada é praticamente instantânea e sem grandes perguntas.
Dentro do Webmaster Tools irá ter disponível uma série de ferramentas e opções muito interessantes, que o poderão ajudar a receber mais algum tráfego e visitas para o seu website.
No menu Overview, teremos apenas a possibilidade de ver a vista geral sobre os nossos websites.
O Google informa se fez o crawl da página com sucesso ou não, e indica se as páginas foram indexadas pelo Google.
No Menu Diagnóstico, teremos à disposição três ferramentas: Web Crawl, Mobile Crawl e Content Analysis.
O Google como em tudo o que faz, coloca diversos tutorials e explicativos de forma a ajudar-nos naquilo que pretendemos fazer, e a retirar o máximo rendimento das suas aplicações.
No Web Crawl poderemos ver se ocorreram erros enquanto o Google fazia o crawl das páginas por exemplo, e rectificar potenciais problemas.
Nas estatisticas é possível analisar uma série de dados interessantes: Top Search Queries, Crawl Stats, Subscriber stats, What Googlebot sees e o Index stats.
Dentro das pesquisas, é possível ter acesso a um ranking com as palavras onde aparecemos melhor posicionados, bem como as pesquisas mais clicadas dentro do Google.
Este tipo de análise poderá ser importante na nossa estratégia. Se existir um tipo de palavra onde deveriamos estar a ter mais destaque e ainda não estamos, então teremos de trabalhá-la melhor e procurar os resultados.
Este é o aspecto geral do painel de resultados e análises do nosso website. O Google Webmaster Tools permite ainda sectorizar os dados por meses, por pesquisas no blog ou nos motores de busca, e pelo diferentes Googles, de diferentes país: Google Argentina, Brazil, França, Espanha, Portugal, etc.
No menu What Googlebot sees temos à disposição um raking completo, dos textos âncora do nosso site, e tudo aquilo que o Google vê neles.
Se por exemplo tivermos um determinador texto “Clique Aqui”, em que o Google não vê praticamente informação nele, é preciso fazer alterações e potenciar melhor os nossos links.
O texto âncora é extremamente importante para o Google e como sempre digo, é importante escrever keywords e textos válidos quando utilizamos links e imagens.
O Crawl stats providencia informação sobre o page ranking da página e as páginas com melhores page ranks. Ter noção destes dados poderá ser bastante importante, para aproveitar por exemplo uma página com um melhor page rank, para apontar para outras com menor ranking.
O Subscriber Stats, tal como o nome indica, são os dados estatisticos dos nossos leitores de RSS. Considero esta ferramenta pouco útil, especialmente se utilizarmos o Feedburner, uma vez que a ferramenta do Feedburner providencia uma série de dados bastante mais complexos e completos.
O Webmaster Tools poderá ser interessante para ter a noção do número de leitores RSS que o blog recebe a partir de utilizadores que usam o Google Reader.
Uma das ferramentas mais importantes do Webmaster Tools é o Sitemap.
É extremamente necessário criar um Sitemap com todo o conteúdo do blog ou do website, de forma a que os crawlers do Google possam fazer o scan e indexar os conteúdos.
Esta opção está disponível no menu Sitemaps e a única coisa necessária a fazer, é criar um Sitemap e depois associar o link com o Webmaster Tools. O Google depois encarrega-se de fazer o crawler e apresentar os resultados.
Num próximo post irei dar a conhecer um plugin bastante interessante para a criação de um Sitemap em Wordpress.
Depois do Sitemap criado, é só deixar o Google indexar e melhorar os nossos resultados.
E você, também utiliza o Webmaster Tools?
Até Já.
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