quinta-feira, 27 de março de 2008

Porque e que esta a oferecer conteudo gratuitamente?

via (título desconhecido) de FxDi@mOnD em 25/03/08

Se você é um blogger ou um webmaster, o mais provável é estar a escrever conteúdos (como eu) e a oferecê-los gratuitamente no seu website.
Os seus leitores irão necessitar apenas de ter uma ligação à internet para puderem usufruir daquilo que você lhes está a transmitir.

Mas porque será que você faz isso? Que meta você está a tentar atingir, oferecendo conteúdo gratuitamente?
Vamos parar e tentar pensar um pouco sobre isto.

É importante saber reflectir e saber até que ponto aquilo que fazemos ou oferecemos nos irá garantir seja o que for.
Qual será o interesse em escrever informação relativamente importante e que poderá ajudar umas centenas de pessoas, e oferecê-la assim, de forma gratuita?

Provavelmente nunca equacionou a criação de um conteúdo com acesso restrito e pago. Estou a falar de um eBook com informação priviligiada, ou mesmo um acesso premium, que por um custo fixo e reduzido, lhe iria garantir bastante mais retorno provavelmente.

Chris Anderson escreveu recentemente um artigo em que falava que o ‘gratuito’ é o futuro do negócio. A ideia base prende-se com um misto de oferta que provavelmente você e muitos outros bloggers não fazem.
Esse misto significa oferecer uma boa dúzida de conteúdos gratuitamente, ao mesmo tempo que vende outro conteúdos ou serviços a um grupo mais restrito de utilizadores, que se apresentam potencialmente com um poder de compra mais elevado.
Dessa forma o seu website estará a interagir com massas, através dos conteúdos gratuitos, e com um nicho de mercado rentável, onde você cobra por um serviço ou produto.

Um negócio online, é extremamente mais barato que um negócio offline. Disso provavelmente ninguém tem dúvidas.
Se escrevemos gratuitamente, o único investimento que estamos a fazer é o preço/hora do nosso trabalho, o alojamento e trabalho de optimização de página e pouco mais.

No entanto, o custo poderá ser bastante diferente aos olhos dos seus clientes/leitores:

É necessário compreender a diferença entre um produto gratuito e barato. São conteúdos diferentes, formas de actuar diferentes, mercados diferentes e atitudes diferentes.
A grande diferença entre oferecer um determinado conteúdo ou serviço gratuitamente e/ou cobrar 5 dólares mensalmente por ele, poderá ser a grande diferença entre o sucesso e insucesso. Quem não investe para se instruir, dificilmente fará dos outros mais ricos ou conhecedores.

O wpdesigner resolveu recentemente criar um clube onde irá disponibilizar 12 themes para Wordpress por ano. Quem se quiser juntar ao clube terá de pagar apenas 5 dólares.
Será isto um valor ridiculo? Será que ter continuado a oferecer conteúdo de forma gratuita iria rentabilizar mais o projecto? O que é certo é que com os actuais 1320 membros, o wpdesigner já facturou 6600 dólares. Um valor que provavelmente não iria atingir tão rapidamente com publicidade contextual ou outra.

Porque e que esta a oferecer conteudos gratuitamente?

Criar um sistema de rentabilização premium, em que uma determinada plateia irá pagar por um determinado serviço ou produto, poderá ser muito interessante.
No entanto, é necessário ter em mente aquilo que se irá oferecer. Nunca se esqueça que o seu cliente terá de olhar para o serviço ou produto como algo que realmente lhe irá acrescentar valor. Se não houver valor provavelmente não terá sucesso.
O mais comum na blogosfera é oferecer eBooks ou informação priviligiada aos consumidores, por um preço acessível.

Ainda assim, é necessário ter em mente que o seu sucesso dependerá sempre da confiança que os seus leitores têm ou não, no seu trabalho e em si.
Portanto, a dica que sugiro é começar com o conteúdo gratuito e a publicidade contextual. Criar um bom mercado de consumidores e leitores, e então depois avançar para um esquema premium em que irá oferecer algo mais a quem desejar pagar por isso. Só dessa forma poderá premeditar o sucesso.

A contextualização e a comparação

Já alguma vez pensou porque é que as industrias do cinema e dos livros, oferecem trailers e excertos ao consumidor?
Alguma vez parou para pensar porque é que o trailer é gratuito? Porque é que as editoras oferecer um prefácio ou 2 ou 3 páginas do seu livro?
Pela mesma razão que você oferece conteúdo gratuitamente: ATRACÇÃO

Tanto elas como você pretendem atrair o consumidor à leitura, ao visionamento do filme ou à compra do livro.
Então e qual será o seu segundo passo? Continuar a oferecer tudo de forma gratuita?

Nunca se esqueça que para ter sucesso, mais tarde ou mais cedo, será preciso ter algo para vender. Quem não tiver algo para vender dificilmente irá ter sucesso.
Portanto, a estratégia prende-se em criar, estruturar e modernizar a sua marca, fazer do seu website ou blog uma autoridade, criar respeito entre si e os seus leitores, fazer com que o seu nome e a sua imagem sejam mais forte do que qualquer conteúdo. Isso irá conferir-lhe um estatuto de confiança perante o consumidor.

É importante saber qual o objectivo que se tem em mente quando se oferecer conteúdo gratuitamente.
O Fique-Rico por exemplo está de dia para dia a atrair cada vez mais visitantes e empresas que se interessam em comunicar consigo e com todos os leitores deste website.
O Fique-Rico dificilmente será uma máquina de fazer dinheiro no futuro, mas será certamente uma excelente plataforma para o lançamento de outros projectos. É importante ter isso em mente e saber porque é que se oferece em vez se cobrar.

E você no seu website ou blog, oferece conteúdo? Se sim, porquê? Qual é a sua estratégia?

Até Já.


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails