sexta-feira, 4 de abril de 2008

Como fazer dinheiro com um blog: 5 estrategias para implementar imediatamente!

via Fique Rico Online de FxDi@mOnD em 04/04/08

Fazer dinheiro enquanto blogger, é uma realidade cada vez mais comum. Essa prática pode pagar-lhe as contas mensais, pode fazê-lo ganhar bom dinheiro, ou pode fazê-lo ico. Funciona com praticamente toda a gente, e dispensa segredos, técnicas impossíveis e guias miraculosos.

De facto fazer dinheiro enquanto blogger é uma tarefa relativamente simples e ao alcance de qualquer pessoa. Neste post vou-lhe dar a conhecer 6 estratégias ou formas, de começar um blog e rentabilizá-lo desde o primeiro dia.
Estas estratégias devem ser devidamente definidas antes do ínicio de cada blog, para que não fuja aos objectivos a que se vai propor.

Poderá e deverá ter este post em conta como um guia, para o ajudar a entender como poderá ou não executar determinadas tarefas. No entanto, deverá sempre moldar o seu blog a si e à forma que lhe pretende dar enquanto veículo de comunicação de massas. Nunca se esqueça que os seus leitores não serão obrigados a lidar com a sua falta de informação ou desleixo.

1 - Criação de um Blog de Topo

Os Blogs de topo são sem dúvida a forma mais rentável de estar na blogsfera. No entanto, são também aqueles que nos roubam mais tempo e dedicação.
Se pretende construir um blog de topo, deverá ter em mente que é extremamente necessário conhecimento de networking, conhecimento de nichos, know-how em materia de marketing, e muita influência no meio em que irá actuar.
Os blogs de topo geralmente são nichos de mercado especificos, que abordam temas em áreas especificas, e que geralmente recebem uma quantidade imensa de tráfego diário, includindo milhares de visitantes ao longo do dia.

Um blog de topo apresenta diversas vantagens, das quais destaco o facto de se tornarem rapidamente conhecidos em toda a blogsfera. Ao tornarem-se autoridades no seu meio, estes blogs irão atingir um nível de monetização bastante elevado, que permite ao blogger definir um maior leque de pontos de publicidade, valores mais elevados, e alta rendibilidade.

Ainda assim, estes blogs também apresentam desvantagens. Um delas é o tempo que um blog deste tipo necessita, especialmente se não tiver uma equipa de colaboradores a trabalhar consigo nos conteúdos do blog.
A mesma coisa se passa em termos de marketing. Um blog de topo exige excelentes conhecimentos de marketing e uma boa equipa na gestão de campanhas publicitárias.

2 - Blog de Reviews e Posts Pagos

Criar um blog com este tipo de caracteristicas é na realidade bastante fácil.
Crie um projecto gratuito no Blogger ou no Wordpress, e durante algum tempo preocupe-se exclusivamente em aumentar o seu page ranking, o ranking alexa e o seu volume de tráfego.
Depois disso, submeta o seu blog em websites que pagam a Bloggers por conteudos, como é o caso do ReviewMe, entre outros, e inicie a sua estratégia a escrever posts pagos.
A PayPerPost é uma das redes com melhor oferta em termos de posts pagos, pelo que facilmente encontrará conteudos para escrever.

Este tipo de blogs é relativamente simples de monetizar. Escrever conteúdos pagos é relativamente simples e pode render-lhe cerca de 15 dólares por dia.
Se mantiver uma rotina agressiva, será fácil fazer 1000 dólares por mês a escrever conteúdos do tipo.

Infelizmente um blog deste tipo pode tornar-se aborrecido ao fim de algum tempo. Será bastante dificil conseguir rentabilizá-lo a longo prazo de outra forma que não a escrever conteúdos pagos. Se deixar de escrever, o seu blog provavelmente irá morrer.

3 - O Blog de link pagos

Esta é uma semi-variação do blog anterior, com a diferença de vender apenas links a webmasters ou bloggers que pretendam melhorar os seus rankings no Google por exemplo.
Neste tipo de blog terá de se focar exclusivamente no Page Ranking e no nicho de mercado em que actua.
Os seus conteúdos serão igualmente importantes de forma a que os webmasters e bloggers o considerem uma mais valia em termos de SEO e backlink.

Os links pagos andam infelizmente em queda com o Google, no entanto será facilmente possível criar conteúdos de qualidade e vender alguns links anuais a exteriores.
Preocupe-se com o Page Ranking da sua página e com o seu nível de influência nesse mercado. Facilmente conseguirá vender os links.

Uma das desvantagens como havia dito, prende-se com o seu próprio Page Rank. O algoritmo do Google é sensivel a links pagos, e não será fácil vender links em excesso. Se o fizer irá provavelmente cair nos rankings e relevâncias do Google.

4 - O Blog para Adsense ou Afiliados

Esta é uma das práticas mais comuns na blogsfera. Construir blogs optimizados para Google Adsense ou para promoção de sistema de afiliados.
Se optar por um blog deste tipo, é importante que escolha um nicho de mercado para que as suas palavras chave sejam mais bem pagas, como seria por exemplo num nicho tipo "Branqueamento dos Dentes" ou "Chuteiras de Futebol".

Sugiro que leia este artigo sobre Themes Wordpress optimizadas para Google Adsense. Você deverá criar um blog com uma estrutura forte, criar conteúdo exacto e preciso relativamente ao nicho em que opera, desenvolver cerca de 20 a 25 keywords fortes e raras, optimizar o mesmo para os motores de busca com ferramentas de SEO e depois deixá-lo online a render.

Uma das vantagens deste tipo de blogs, é que não exige demasiado gasto de tempo. Você poderá criar um artigo novo a cada 15 dias, que isso não será um problema.
A grande desvantagem deste tipo de blogs, é que ao situar-se num nicho tremendamente inexplorado, irá provavelmente render pouco face às expectativas do blogger. No entanto, ao entrar em nichos mais populados, irá ter de confrontar-se com a concorrência já estabelecida.

5 - O Blog como ferramenta de marketing e auto-promoção

Este método poderá ser bastante interessante para quem tem uma empresa, um produto ou presta um serviço, como é o caso dos Freelancer, Psicólogos, entre outros.
Um blog poderá ser uma excelente ferramenta para auto-promoção de um produto, ou de um serviço. Isso fará com que seja mais fácil interagir com o público alvo que pretende como cliente.

Este tipo de blogs não vive de rendibilidade directa, pelo que não é aconselhada a utilização de campanhas adwords, reviews pagas, afiliados ou outro tipo de ferramentas para ganhar dinheiro de forma directa. Este tipo de blogs geralmente quer-se institucional, e de grande qualidade. Se tentar rentabilizar um blog deste tipo directamente, irá perder credibilidade e provavelmente irá danificar a imagem da empresa ou produto.

Um blog deste tipo é uma excelente ferramenta de apoio profissional, uma vez que torna-se bastante fácil produzir conteúdo especifico da sua área.
A sua rendibilidade a médio e longo prazo, irá não só depender do tipo de conteúdo que escreve no blog e da qualidade do mesmo, mas também dependerá do tipo de produto ou serviço que vende e da qualidade do mesmo.

Como pode ver, existem diversas formas de abordar a blogsfera. Só precisa de escolher como pretende rentabilizar o seu conhecimento e tempo, e começar a fazer dinheiro.
De forma a uma melhor rendibilidade, tenha em mente que deverá criar um blog numa área em que se sinta particularmente à vontade e com conhecimento de causa. Dessa forma será mais fácil produzir conteúdos de qualidade.

Até Já.


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