sábado, 26 de abril de 2008

As melhores tecnicas para se tornar um comentador influente!

via Fique Rico Online de Paulo Faustino em 26/04/08

Hoje em dia praticamente toda a gente comenta blogs, sejam eles concorrentes ou não.
No entanto, muitos são os comentários deixados em vão, que na realidade não adicionaram nada de útil ao assunto e que foram meramente uma perda de tempo para si.
Ser um bom comentador noutros blogs é extremamente importante, principalmente se você se tornar influente.
Existem algumas dicas e técnicas para se tornar um comentador influente, seja aqui, seja noutro blog qualquer. Tome nota:

1- O link que coloca nos comentários
Geralmente o link que se coloca nos comentários é o correspondente à homepage do nosso website.
Existem no entanto, formas de retirar melhores dividendos da exploração desse mesmo link. Uma das melhores técnicas utilizadas por bloggers, é colocar o endereço dos seus Feeds ao invés de colocar o endereço do seu website. Além de funcionar como uma forma de aumento de subscrições, dá também ao mais curiosos a possibilidade de analisarem vários outros conteúdos sobre o seu website. Digamos que se trata de um marketing um pouco mais agressivo.

Para quem não gosta de ser agressivo, pode simplesmente deixar um link para um artigo que seja relevante para quem está a ler o seu comentário.
Se conseguir colocar um link para um artigo seu sobre o mesmo assunto, tanto melhor. Além de você estar a oferecer uma maior contextualização, está a dar a oportunidade a outras páginas que não a homepage, de se tornarem conhecidas e melhorarem o seu próprio Page Rank.

2- Os comentários em vão
Infelizmente é comum vermos na blogsfera muito comentário do estilo "muito bom!", "interessante", etc. Embora comentar seja importante, é igualmente importante saber comentar com qualidade. Você só terá a ganhar com isso, acredite!
Adicionar valor ao seu comentário e ao post em si, é a melhor forma de garantir visitantes de volta ao seu blog.
Utilize os comentários como uma forma de mostrar o seu conhecimento, e não como uma forma de se aproveitar de um outro blogger qualquer.
Comentários profundos e bem estruturados, são sempre alvo de centenas de visitantes posteriormente.

3- Não tenha dor de cotovelo
Geralmente nos comentários é importante ser-se positivo. Se pretender de alguma forma ser negativo face ao trabalho exposto, ou tentar de alguma forma prejudicar o blogger com o seu comentário, o mais provável é que esse comentário seja apagado ou leve uma resposta igualmente azeda, que por diversos motivos irá prejudicá-lo a si e ao seu blog. Quando se tenta adivinhar ou ter dor de cotovelo, é necessário ter-se noção dos riscos que se correm. Se a sua ideia estiver errada, que é o mais provável, as repercursões serão incríveis.

Ao tentar ser negativo, você está a desejar que o seu comentário seja ignorado. A ideia é precisamente a oposta!
Se pretende dizer que um serviço é mau, opte por dizer que não concorda com o post, e recomenda o serviço Y por ser melhor em A e B. Ao fazer um post deste tipo, você estará a acrescentar valor ao blogger. Isso é o mais importante.

4- A partilha do conhecimento
Os melhores comentários são definitivamente aqueles que são construidos com o intuito de acrescentar valor ao post.
Um simples comentário de 1 linha provavelmente será pouco influente, ao invés de um comentário extremamente bem pensado e ponderado, com 1 ou 2 parágrafos.
Os bloggers irão lembrar-se e visitar o seu website, quando o seu comentário de alguma forma lhes ficou gravado na retina.
Isso é o mais importante. Nunca que se esqueça que não existem bloggers intocáveis ou que não comentam noutros blogs por serem as verdadeiras sumidades do seu nicho. Isso é uma ideia errada, tanto para si, como para o blogger.

Toda a gente visita toda a gente, quando o seu conteúdo é de valor, seja nos comentários ou nos posts.
É engraçado analisar que os bons comentários em blogs de relativo sucesso, trazem sempre umas centenas de visitantes posteriormente. É esse o efeito de um comentador influente.

Paralelamente a ser um comentado influente, você poderá melhorar também a sua forma de promover os comentários alheios.
Uma das melhores formas de atrair mais comentários para o seu blog, é utilizando o plugin CommentLuv, que sempre que alguém coloca um comentário, ele coloca um link adicional para o último post do seu blog. Nada mais interessante do que comentar e deixar um precioso link para o seu último título, correcto?

O resultado final pode ser um comentário com o seguinte rodapé. O estilo e a frase irá depender posteriormente da configuração que utilizar no seu blog.
O plugin é bastante simples de instalar e activar, e oferece aos seus leitores valor acrescentado quando estes colocam comentários.
Descarregue o plugin CommentLuv!

Em jeito de conclusão, comentar não é, nem deve ser, uma ciência.
Quando se coloca um comentário num blog é necessário ter consciência do valor do comentário. Considero primordial considerar primeiro a qualidade do seu comentário, ao invés de se aproveitar do blog alheio para promover o seu.
A sua influência nos comentários de um blog é medida pela sua regularidade e consistência. Aproveite alguns dos minutos do seu dia-a-dia, para comentar noutros blogs, colocando o seu conhecimento no terreno e ajudando quem também precisa. Partilhar o conhecimento é sempre a melhor forma de se atingir o sucesso.

Entretanto vamos experimentar o CommentLuv aqui no Fique-Rico e ver se é realmente atractivo! Faça o seu comentário!

Até já.


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Outros posts de interesse:

Trignosfera Alojamentos

Este é um post do blog: Fique Rico Online

As melhores tecnicas para se tornar um comentador influente!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails