sábado, 12 de abril de 2008

15 tipos de nichos que o poderao levar ao sucesso. Escolha o seu!

via Fique Rico Online de FxDi@mOnD em 12/04/08

Tendo em vista a realidade física em que vivemos, um pedaço de terra poderá ser usado para praticamente tudo. Desde uma piscina pública, a uma escola, ou a uma residência familiar por exemplo.
A internet funciona mais ou menos da mesma forma. Criam-se websites e blogs com o intuito de dar aos visitantes aquilo que lhes faz falta, ou que eles procuram. Dependendo do tipo de website ou blog, o seus visitantes irão procurar informação, produtos, serviços ou entretenimento.

Os investidores da internet, geralmente pensam como qualquer outro investidor fora deste mundo virtual. Um website é um negócio, e o que lhes interessa é o dinheiro.
Recentemente o wpdesigner.com foi adquirido por um empresário da internet, que comprou o blog por 66 mil dólares, e que sinceramente não percebe nem tem o conhecimento para a criação e gestão de themes, mas o potencial do blog é tanto, que considerou o investimento.

Criar websites, blogs e nichos de mercado tornou-se rapidamente num vício para mim. Não só pretendo criar liquidez e rentabilização, como ao mesmo tempo me sinto desafiado pelas constantes aprendizagens e pelas dificuldades que vou travando.
Esta experiência a vários níveis tem sido perfeitamente produtiva em ideias, modelos de negócio que podem ser perfeitamente atingidos e modelados por si. Como tal, hoje vou-lhe dar a conhecer diversos nichos de mercado que poderá ter em conta quando quiser abrir um novo website ou blog.

15 tipos de nichos que o poderao levar ao sucesso. Escolha o seu!

Hoje em dia qualquer ideia poderá produzir sucesso. Tudo dependerá da estratégia que utiliza, e da forma como se movimenta no meio.
Um bom marketer ou um gestor, geralmente não têm medo do investimento, quando sentem que a rendibilidade irá surgir a médio prazo.
Você terá de pensar assim, sempre que inicia um negócio ou um projecto na web, seja ele um website, um blog, ou outro. A rendibilidade nunca é instantânea!

Hoje em dia é igualmente comum comprarem-se modelos de negócio já feitos, websites ou blogs. Se não tem as "skills" que necessita para desenvolver um projecto arrojado ou um modelo de negócio que o irá levar ao sucesso, compre-o!
Dois dos melhores mercados online para a compra de websites e projectos, são sem dúvida os Mercados Sitepoint e os Mercados Digital Point, sendo que em ambos é possível encontrar praticamente de tudo. E quando digo tudo, refiro-me a websites completos, serviços de webdesign, temas wordpress e outros, etc, etc, etc.

1- Criar um Website de Reviews em Português - É costume falarmos de programas de reviews estrangeiros, mas e se construísse você, um blog/portal em Wordpress, onde analisava sistemas de marketing online, programas de affiliados, programas de alojamento, etc.? Se mantiver os conteúdos sempre actualizados, e um bom Feed RSS, os seus ganhos irão crescer proporcionalmente à quantidade e qualidade do trabalho já feito.

2- Um blog dedicado a um único produto - São os chamados blogs de fãs. Criando um blog em Wordpress, que fale única e exclusivamente de um produto todos os dias, poderá ser bastante interessante. O iPhone é um espelho disso mesmo. Muitos são os websites dedicados exclusivamente ao aparelho da Apple. Se o produto tiver longevidade, certamente que o seu volume de tráfego acompanhará.

3- Um portal de leilões - Criar um website como o eBay pode ser aparentemente díficil, mas se criar um website dentro de um nicho especifico, já não. Apresente uma plataforma que permita vender ou fazer leilões dentro de um nicho de mercado, onde a sua rentabilização é feita através de publicidade e de uma pequena comissão nas vendas.

4- Os portais de Encontros - Estão na moda e toda a gente parece procurar cada vez mais este tipo de websites em alturas mais complicadas da vida. Embora sejam websites mais complexos e que envolvem custos de produção, tendem a ser projectos com uma rentabilização muito rápida. Equacione ser diferente aos produtos já existentes no mercado e com certeza terá sucesso.

5- Criar Websites para Monetização Adsense - É costume encontrarmos websites ou blogs dedicados a temas como a saúde, a comida, o acne, o cancro ou os negócios. Muitos deles são blogs chatos e aborrecidos, que integram conteúdos maçudos e repletos de contextualização Adsense. Criar um ou vários projectos deste tipo é relativamente fácil com a ajuda do Wordpress. Se se conseguir projectar para algo mais atractivo e diferente do que já existe, talvez consiga atingir um nível de monetização interessante.

6- O site do Produto X - É comum vermos páginas totalmente dedicadas a um só produto ou serviço. O objectivo destas páginas é claramente a rentabilização, que será tanto maior quanto a existência ou não de um sistema de afiliados.
A prática é relativamente simples. Você criar um produto, que pode variar entre algo fisico, ou um eBook por exemplo, coloca-o à venda, explica pormenorizadamente as suas mais valias e cria êmpatia com o leitor, e monetiza o projecto. O sistema de afiliados é uma forma de você dar a ganhar dinheiro a quem o recomendar, mas também uma forma de crescimento mais acentuada e premeditada.

7- Os sites dedicados a Jogos Online - É incrível o sucesso que um simples website com jogos flash pode ter. Acredite. Imagine-se a criar um jogo exclusivo seu, que só pode ser jogado no seu website, e que oferece a possibilidade de os utilizadores comprarem pontos para desbloquearem novas opções, armas ou caracteres. Foi isso que Blizzard fez com o World of Warcraft, ou mais recentemente a febre do Ogame.

8- Forums e Redes Sociais - Estão na moda também, mas tenha cuidado. Os Forums requerem muito tempo e muita dedicação, pelo que são provavelmente menos aconselhados. Já por outro lado, as Redes Sociais são perfeitamente exequíveis, e trazem-lhe rendimentos absolutamente devastadores. Criar uma comunidade online ligada a um tema especifico será certamente obrigatório, e os rendimentos irão demorar a chegar. É necessário muito trabalho e muito empenho até se conseguir atingir um nível considerado aceitável.

9- Motores de Busca especializados - Crie um motor de busca próprio que só encontra um determinado tema, como por exemplo fotografias de automóveis, ou outro tipo de nichos. Geralmente os motores de busca que vão surgindo são extremamente díficeis de implementar, pelo que terá de oferecer aos seus leitores valor acrescentado face às propostas já existentes no mercado.

10- Um nicho Premium a pagar - Desenvolver um negócio num nicho de mercado a pagar é sempre uma boa proposta. Geralmente este tipo de websites oferecem conteúdos, lições ou acompanhamento especializado, juntamente com uma vasta gama de recursos ou um forum. Os membros pagam um valor mensal ou anual, que lhes permite acesso continuado e ilimitado a esse role de serviços/produtos.

11- Websites de criação - Criar um modelo de negócio juntamente com um programador ou um designer é bastante exequível. Desenhe templates e soluções para Wordpress, ou para outros CMS's como Joomla por exemplo. Crie e coordene uma equipa de freelancers que trabalhem consigo, e garanta-lhes uma comissão do volume de vendas.

12- Projectos de alojamento rápido - Websites como o Imageshack são sempre úteis e muito utilizados. Um serviço acima da média ou uma ideia diferente do standard actual, irá garantir-lhe elevado retorno. Estes projectos são normalmente interessantes para alojar imagens, videos ou partilhar recursos com outras pessoas.

13- Directorias na Web - É outro nicho que já existe mas que infelizmente está tremendamente mal aproveitado. A optimiação não existe e actualmente fazer parte de uma directória traz muito poucos beneficios. Seja diferente e inverta esta situação. Crie um modelo de negócio diferente e optimizado, e garanta rendibilidade ao seus associados. Se necessário, cobre um valor diminuto.

14- Ferramentas Online - Criar uma ferramenta online, que só possa ser utilizada no seu website é tremendamente positivo. Faça com que as pessoas sintam necessidade de utilizar essa mesma ferramenta, que pode ir desde um simples tradutor, a um analisador de backlinks, pagerankings, ou afins. Editores de fotografias, ferramentas de marca de água em imagens, etc. A imaginação é agora sua!

15- Venda e Revenda de templates - Embora já existam muitos serviços e muitos temas gratuitos, esta é sem dúvida uma área de negócio em franca expansão.
Um bom designer e um bom programador garantir-lhe-ão sucesso. Se não estiver interessado em desenvolver produtos únicos, pode sempre correr um website baseado em sistemas de afiliados já existentes, como o muito conhecido Template Monster.

Todos estes modelos de negócio ou nichos podem ser extremamente rentáveis e bem utilizados, ainda mais se conseguir modelar a sua execução a ideias novas e a ferramentas diversas.
Faça sentir a necessidade no seu público alvo. Isso é o mais importante, juntamente com um marketing e um desenvolvimento pro-activo.

Provavelmente este post servirá de empurrão a alguns dos leitores presentes. Ao analisar as diferentes vias propostas, qual é para si a mais rentável ou a que mais lhe agrada? Faça um comentário!

Até Já.


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Outros posts de interesse:


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails