quinta-feira, 10 de abril de 2008

10 clichés que estao sempre presentes em blogs…

via Fique Rico Online de FxDi@mOnD em 10/04/08

A minha experiência enquanto blogger é provavelmente e consideravelmente reduzida, quando comparada com muitos outros bloggers que já se encontram no mercado.
Só aderi à moda dos blogs em 2006, e até à altura era um verdadeiro céptico, em relação a blogs. Principalmente porque a ideia base que muitas pessoas têm dos blogs, é que não passam de agendas em tempo real.

Hoje vou escrever sobre alguma da experiência que adquiri nos últimos anos, a ler e a analisar o comportamentos de bloggers, como eu, que escrevem conteúdos com relativa regularidade.
Este post não tem como objectivo ofender seja quem for, e pretende única e exclusivamente dar a conhecer a minha opinião relativamente a alguns clichés que se praticam nos blogs com uma regularidade quanto a mim excessiva.

No caso de concordar ou discordar do que aqui escrevo, convido-o a colocar um comentário com a sua opinião.

1º Cliché: O calendário que não serve para nada

O Wordpress está munido de um widget com um calendário, que geralmente é utilizado nas sidebars dos blogs. Pergunto-me a mim mesmo, se este calendário servirá para alguma coisa. Provavelmente não.
O engraçado é que é exgeradamente comum ver-se este tipo de widget em blogs, sejam eles profissionais ou não. Além disso, se pensarmos bem, o Windows inclui um calendário no canto inferior esquerdo da toolbar, para que raio serve outro calendário sempre que navegamos num determinado post?
Procurar posts por uma determinada data não deverá servir como desculpa, porque na realidade a quantidade de pessoas que decora a data de um post é igual a 0,000001%.
Se utiliza um calendário no seu blog, equacione ocupar esse espaço com algo mais rentável, como por exemplo um grupo de links Adsense.

2º Cliché: Imagens que nada têm a ver com os textos

Infelizmente é com regularidade que se encontram blogs e bloggers, que escrevem posts e conteúdos, que são ilustrados com imagens que nada têm a ver.
Um dos exemplos interessantes que vejo com regularidade actualmente, é a colocação de imagens visualmente atractivas mas abstractas. Isso é uma boa técnica, porque faz com que o leitor não se sinta perdido no meio de tanto texto.
No entanto, muitos são os blogs que cometem o erro descrito nessa imagem. Escrever sobre um determinado assunto, que não se enquadra minimamente na imagem apresentada ao leitor, e que na realidade é uma imagem concreta de algo. Cuidado com isso!

3º Cliché: Não há informação sobre o Autor?

Este assunto já foi debatido diversas vezes na blogsfera, principalmente através da importância da página "Sobre Nós" ou "Sobre o Autor".
Infelizmente, é com regularidade que me deparo com problemas em encontrar os nomes de diversos autores da blogsfera, que pese embora tenham uma secção para contacto, não têm o seu nome escrito em lado algum.
A falta de uma página sobre o autor e sobre o seu background histórico profissional e particular, é um dos motivos que leva à descredibilização do leitor, e à falta de confiança que ele tem nos conteúdos e no autor da obra. Exponha-se sem medos, caso contrário está a perder terreno para a sua concorrência.

4º Cliché: O uso excessivo de bookmarks?!

Um dos conceitos de blog, é a simplicidade.
O conceito blog surgiu numa altura em que faltava simplicidade na internet, que trouxesse automatismos à criação de conteúdos, mas também simplicidade na leitura.
Um blog funciona quando é uma ferramenta pouco intrusiva e acima de tudo muito qualitativa. O utilizador identifica-se não apenas com a qualidade dos conteúdos, mas com a leveza e a forma pouco intrusiva com que os lê.

Incluir de forma intrusiva icons deste tipo, ou widgets que mostram aos seus leitores os últimos visitantes no blog, não lhe trará beneficios, garantidamente.
O utilizador é que deverá procurar os Bookmarks, e não o contrário. Além disso, qual é o interesse de mostrar a cara ou o avatar os últimos 20 utilizadores que visitaram o seu blog? Isso interessa a quem…..?

5º Cliché: A lista de blogroll gigante

É com tristeza que cada vez mais visitamos blogs que apresentam categorias ou uma blogroll gigantes.
Antes de mais, qual é o interesse de ter dezenas de categorias? Será que o leitor vai mesmo visitar e ler todas as categorias, até encontrar a que realmente lhe agrada?
Qual é o interesse de ter um blogroll gigante? Já pensou que isso lhe diminui a relevância no pageranking ou simplesmente que está a oferecer votos no pageranking de outras páginas? Que beneficios isso lhe trás? Provavelmente nenhuns. Tanto a si como à pessoa que tem no blogroll.

6º Cliché: A nuvem de tags

A Nuvem de Tags é certamente algo interessante de utilizar. Sou claramente um fã do tagging, por diversas razões, mas acima de tudo porque veio simplificar a forma como se hierarquiza a informação. Além disso, compilar ou catalogar a informação através das tags, tornou o processo bastante mais simples e menos confuso.
O que no entanto me chateia, é ver nuvens de tags, em que encontrar ou procurar palavras é uma noção utópica ou no minimo irrealista.
Qual é o interesse de ter as tags ordenadas por tamanhos consoante a relevância ou a frequência das pesquisas, quando se tem uma barra de search/pesquisa mesmo ao lado?
Será que não há forma de rentabilizar melhor uma sidebar de um blog?

7º Cliché: O excesso de publicidade

Já aqui falei diversas vezes das quintas de publicidade (pub farms) em que muitos blogs ou websites se tornaram.
Muitos novatos no mundo do blogging pensam certamente que quanto maior o número de publicidade, maior será o seu rendimento, quando na verdade é exactamente o oposto.
Além disso, é possível ver verdadeiras quintas de publicidade animada, que são autênticos exlibris de epilepsia, e só no caso de não ser sensível ao estimulo visual é que não fechará a página rapidamente.

8º Cliché: O erro de escrever sobre si

Provavelmente comete ou já cometeu o erro de escrever sobre si, ou sobre um local que visitou. Caso o seu blog não seja pessoal ou sobre viagens, já cometeu um erro.
Não condeno certamente alguém que escreve sobre si, mas sejamos realistas, os seus leitores visitam-no porque pretendem saber de que forma o seu blog lhes poderá ser útil em termos particulares ou profissionais. Se cometer o erro de começar a escrever sobre si, provavelmente irá perder 90% da sua audiência, a não ser que seja primo da Britney Spears…

9º Cliché: Desculpem mas há algum tempo que não actualizava o blog…

Se já cometeu o erro ou teve o infortúnio de ficar alguns dias ou semanas sem escrever, não perca tempo com desculpas. Primeiro porque está a dar parte fraca e porque tinha assumido uma avultada responsabilidade perante a sua audiência, e segundo porque a sua audiência não o visita para ler pedidos de desculpas, mas para ler conteúdos que os possam ajudar a vingar enquanto particulares ou empresários.
O mais importante a definir quando se inicia um blog é: escolher um horário e uma regularidade com a qual consiga viver. Se se comprometer em demasia, depois irá falhar, e vice-versa.

10º Cliché: Comentários não permitidos ou desligados

Um blog sem comentários não é um blog. Correcto? Então qual será o interesse em não permitir comentários no seu website ou blog? Tem medo das criticas?
Os comentários são hoje em dia uma das ferramentas de medição da credibilidade e fluência de um determinado blog. Se fechar os comentários, dificilmente irá saber o que pensam os seus leitores sobre aquilo que escreve. Não tenha medo dos comentários.

Estes são 10 Clichés que geralmente são frequentes na blogsfera. Considero-os tanto Clichés como Erros, uma vez que inpedem a progressão e distraem o leitor daquilo que realmente é importante.
Alguma vez imaginou a página do New York Times com widgets dos utilizadores que visitaram o site recentemente?
Nunca se esqueça que o crescimento sustentado e premeditado, só acontece quando você escreve conteúdos de elevada qualidade. Isso é que fará com que os seus leitores se identifiquem consigo e com a sua marca. O resto são apenas formas de rentabilizar um blog.

Até Já.


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Outros posts de interesse:

Trignosfera Alojamentos

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails