Os Jovens e a Política - Estudo citado por Cavaco Silva
Os jovens estão alheados da política porque a história que lhes contam é uma história com h pequeno. Falam-lhes de heroicidades quando se trata verdadeiramente de cobardias. A traição e o abandono do Ultramar não foram actos heróicos. O golpe do 25 de Abril nasceu de uma reivindicação classista e salarial de capitães do quadro permanente.
Está já disponível para consulta online o documento "Os Jovens e a Política", um estudo do Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, ontem citado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no discurso efectuado na sessão comemorativa do 34º aniversário do 25 de Abril.
Algumas das principais conclusões:
"Quer de um ponto de vista quer absoluto quer comparativo, é notória a insatisfação dos portugueses com o funcionamento da democracia, assim como a existência de atitudes favoráveis a reformas profundas ou mesmo radicais na sociedade portuguesa.
De um ponto de vista quer absoluto quer comparativo, os portugueses evidenciam atitudes de baixo envolvimento com a política.
Os jovens encontram-se menos expostos à informação política pelos meios de comunicação convencional do que o resto da população. E em geral − e não apenas aqueles que ainda não chegaram à idade do voto − os jovens tendem a exibir menores níveis de conhecimentos políticos."
Sem comentários:
Enviar um comentário