5 maneiras de poupar tempo na blogosfera
via Certamente! de Paulo Querido em 10/04/08
Muita informação, livre informação é uma benção — mas pode tornar-se um pesadelo. É cada vez mais complicado seguir os assuntos que nos interessam e poupar tempo e atenção, não os desperdiçando em derivados e assuntos marginais, nem na espuma dos dias.
Eis uma lista de cinco dicas para poupar tempo de leitura e tempo de trabalho.
- Delegue o que lhe desagrada. Se lhe desagrada, seguirá de má vontade — uma entropia desnecessária. Há certamente alguém no seu local de trabalho que gosta *disso*, portanto torne essa pessoa feliz atirando-lhe com a responsabilidade do tracking da informação que o enfastia a si.
- Estabeleça prioridades ao nível da máquina. Esta é antiga, mas sempre eficaz. Uma receita infalível? Cá vai: olhe para a sua lista de feeds ou bookmarks e pense em quatro níveis, "fundamental", "importante", "pode esperar" e "mas que faz isto aqui?"; em seguida distribua os feeds ou marcas pelos quatro marcadores; e finalmente apague o conteúdo do marcador "mas que faz isto aqui?".
Não tem nada que agradecer. - Estabeleça MAIS prioridades ao seu nível. Quando está online, ou em horário de trabalho, concentre a atenção na primeira pasta. Olhe para a segunda apenas nas folgas ou quando o trabalho alivia. A terceira — leve para ler em casa, no transporte público (é mais útil que os jornais de ocasião). E acima de tudo não perca tempo com o lixo humano — os trolls e outros parasitas que nos fazem perder imenso tempo a dar-lhes atenção. É bom estar atento ao que dizem os detractores — mas não fique refém deles.
- Sempre que tenha possibilidade, troque os feeds RSS pelo canal Twitter. Como este tem o limite dos 140 caracteres, fica com o sumo de qualquer texto num relance e tendencialmente só clicará para ler os que REALMENTE despertam a atenção. No RSS o seu olhos perdem mais tempo a avaliar o valor do conteúdo.
- O melhor no fim: encontre os filtros humanos! Cada nicho, ou área de interesses, é composto por níveis. Há um grupo, geralmente pequeno, de pessoa que abarcam o nicho, outro grupo mais alargado que o alimenta e debate, e a maioria que por regra acrescenta pouco mais que pontos de vista. Identifique o grupo de topo e confie neles como o seu filtro pessoal. Se eles mencionam um assunto, é porque vale a pena. Assim, não terá de ler tudo. Pense: human RSS
Subscreva já a versão semanal de Certamente! e receba só o melhor da semana no seu email
Sem comentários:
Enviar um comentário