quarta-feira, 9 de abril de 2008

Bloguers e Blogosfera.pt - Estudo do Obercom

via Memória Virtual de Leonel Vicente em 09/04/08

"Na dieta de novos media dos portugueses, os blogues são ainda um media de introdução recente e pouco difundido, embora em crescimento. No conjunto da população portuguesa, apenas 1/5 das pessoas sabem o que é um blogue. No conjunto dos internautas portugueses, apenas cerca de metade sabe o que é um blogue, 1/4 navega regularmente na blogosfera, e 1/7 criou o seu próprio blogue.

No que respeita à sua actividade de blogging (consulta, interacção e produção de conteúdos para blogues), os bloguers portugueses têm maioritariamente um perfil jovem (adolescente e jovem adulto), sendo este perfil mais acentuado entre os produtores de conteúdos de blogues, os quais são maioritariamente indivíduos do sexo masculino, estudantes do ensino secundário e superior; enquanto os bloguers-consumidores revelam um perfil mais heterogéneo, incluindo uma maior proporção de indivíduos adultos mas não idosos, um equilíbrio entre homens e mulheres, e graus de escolaridade mais elevados.

Na percepção dos bloguers portugueses, a blogosfera em geral não é dominada pela prática jornalística nem pela agenda dos mass media tradicionais […]."

("Bloguers e Blogosfera.pt" é um estudo do OBERCOM - Observatório da Comunicação, cujos dados se reportam a 2006 - via Ponto Media)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails