sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Machina militar de vapor

via XIX de Gabriel Silva em 22/02/08


Мr. Peakins inventou ha alguns annos a artilharia de vapor, o qual invento ainda que nao progrediu, talvez de futuro venha a ser de grande importancia: mas o que neste genero ha mais notavel é certa machina inventada em 1834 por um ingenheiro inglez.

É o efleito deste machinismo de guerra tão terrivel que seu auctor Ihe deu o nome de pacificador; porque nao baveria quem se attrevesse a affrontar-se com elle. É destinado a romper os quadrados de infantaria n'uma batalha campal, e a decidir promptamente a sorte dos combatentes. A tal nova machina de guerra compoe-se de um aro de caixao, feito de chapas de ferro fundido de meia pollegada de grossura. Outro aro de caixâo mais pequeno, feito da mesma materia, vae mettido dentro, mediando, por todos os lados, entre ambos, o vão de seis ou oito pollegadas. Este vao é cheio com tóros de madeira verde.
Uma machina de vapor, construida segundo o methodo das que se usam para mover as carruagens nos caminhos de ferro, vae mettida no centro com as suas rodas, e fica resguardada da metralha, e até das balas de artilharia pelo involtorio externo, visto que a experiencia tem mostrado que os tóros de páu verde da grossura de cinco ou seis pollegadas bastam para embaraçar as ballas de calibre 6 ou 8. O centro de gravidade , estabelecido debaixo do eixo das rodas, impede que a machina tombe. Affirma o inventor que tudo isto nao pesará mais do que uma peca de 12 com o seu reparo. Estas machinas de guerra serviriam para se trazerem na retaguarda dos exercitos, e applicarem-se em caso de necessidade. Arrojando-as contra os quadrados de infantería, iría atraz dellas um grosso de cavallaria, para acabar de dispersar o quadrado roto pela machina.

Tal invento, se algum dia se aperfeiçoar, talvez produza grandes mudanças na arte da guerra actual ; e nao deixaria de dar grande superioridade á potencia militar que primeiro della fizesse uso.

In O Panorama, 17 de Fevereiro de 1838

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails