Guiné 63/74 - P2505: Diário da Guiné, 1968-1969: Na Terra dos Soncó. O livro...
Lisboa > Círculo de Leitores > Capa do livro do Mário Beja Santos, Diário da Guiné 1968-1969: Na Terra dos Soncó.
Foto: Círculo de Leitores (2008). (Gentileza da Dra Isabel Mafra, da Editora Temas e Debates)
Mário Beja Santos é assessor principal da Direcção-Geral do Consumidor. Autor dos programas televisivos 10 Milhões de Consumidores e Come e Cala, colaborou ininterruptamente na rádio durante mais de vinte anos, escreve na imprensa diária e regional, é autor de livros sobre consumo, consumidores e qualidade de vida, professor do ensino superior, fundador da União Geral de Consumidores e da Plataforma Saúde em Diálogo, foi vice-presidente do Conselho Consultivo de Consumidores da Comissão Europeia e Director da Associação Europeia de Consumidores.
Era uma vez um menino alferes que chegou à Guiné e foi lançado no regulado do Cuor, no Leste, em 1968. A sua missão principal era proteger o rio Geba, garantindo a sua navegação, indispensável para a continuação da guerra.
O alferes comandava dois aquartelamentos e alguns dos soldados mais valentes do mundo: caçadores nativos e milícias, gente que vivia no Cuor, em Missirá e em Finete. Mas havia outras missões, para além de proteger o rio: emboscar, patrulhar, minar, atacar e defender, garantir um professor para as crianças, reconstruir os quartéis flagelados, levar os doentes ao médico, praticar a justiça com o régulo, um destemido Soncó, neto de Infali Soncó que derrotara Teixeira Pinto no dealbar do século XX.
Era uma vez um alferes que aprendeu a trabalhar com um morteiro 81, a emboscar na calada da noite, a enterrar os mortos e a levar os moribundos às costas.
Era uma vez um alferes que se deslumbrou com as terras dos Soncó e que resolveu escrever um diário para se manter vivo e lembrar aos entes queridos que se estava a fazer um homem.
A partir daquela guerra, Cuor e os Soncó viveram sempre no coração do alferes. Era uma vez...
(da contra-capa do livro).
__________
Lançamento em 6 de Março de 2008, na Sociedade de Geografia de LisboaEstá confirmada a data para 6 de Março, pelas 18:30 horas, na Sala Algarve, da Sociedade de Geografia de Lisboa, Rua Portas de Santo Antão, 100 (edifício do Coliseu dos Recreios).
Este livro nasceu neste blogue e pertence a todos. As receitas de uma das suas edições reverterão para uma obra que os tertulianos designarão, a seu tempo (Mário Beja Santos).
__________
Notas de vb:
1. Programa provisório
13H00 : Almoço na Casa do Alentejo (se o nº de inscritos se justificar, negociaremos um preço económico);
14H30 : Sociedade de Geografia : visita cultural guiada, onde poderemos apreciar as Artes Balanta, Bijagó e Nalú.
15H30 : Reunião da Tertúlia presente em sala gentilmente posta à nossa disposição pela Sociedade de Geografia de Lisboa. Para esta reunião iremos preparar uma agenda, tendo por base as questões que se prendem com o nosso blogue.
18H30 : Apresentação do livro Diário da Guiné 1968-1969 : Na terra dos Soncó.
Apresentação a cargo do escritor Mário de Carvalho e General Lemos Pires.
2. Inscrições para almoço : até ao dia 15 Fevereiro (para qualquer editor do blogue)
3. Entrada livre para a apresentação do livro
__________
das notas de LG:
(...) iremos fazer tudo para que este dia seja uma festa e uma grande oportunidade de convívio tertuliano da malta do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
Vd. post de 27 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P2002: Blogoterapia (29): O Mário escreve com a mesma teimosia, perseverança, paixão e coragem com que ia a Mato Cão (Luís Graça)(...)
É claro que vamos fazer uma festa...
Mário Beja Santos nas terras dos Soncó.
Foto de Mário Beja Santos. Direitos reservados.
__________
vd tb artigo de :
Luís Graça> 11 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2429: Lançamento do meu/nosso livro: 6 de Março de 2008, na Sociedade de Geografia, com Lemos Pires e Mário Carvalho (Beja Santos)
Sem comentários:
Enviar um comentário