sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Diz que é uma espécie de GoogleBomb

via Marketing de Busca by António Dias on 2/7/08

Uma Googlebomb ocorre quando um grupo de pessoas linka uma determinada página utilizando texto âncora específico com o propósito de colocar essa página como o primeiro resultado de uma determinada busca do Google. Estas campanhas tem muitas vezes como objectivo ridicularizar determinada pessoa: o autor da primeira Google bomb conhecida visava um amigo por “talentless hack” e já toda a gente sabe que o presidente Bush é um “miserable failure“.

Para limitar os danos na reputação das pessoas envolvidas, e também por não se querer envolvido nestes jogos, o Google alterou no ano passado o seu algoritmo, por forma a retirar eficácia às Google bombs. Se o termo de pesquisa não aparecer na página de destino o efeito da Google bomb será atenuado, normalmente implodindo a bomba. Foi o que aconteceu às citadas. Uma que foi recentemente detectada, visa as páginas da cientologia com o termo dangerous cult, tira partido da presença de dangerous na página da instituição. Ou seja, é a presença de pelo menos uma das palavras de pesquisa no site que dá vida a esta bomba.

Porém, no outro dia dei com uma google bomb no google.pt, sem a presença de qualquer dos termos na página. Veja o leitor se reconhece o site e o termo de pesquisa nesta captura da cache do Google ;)

cache do Google para marketing de busca

É isso mesmo que o leitor está a pensar; o meu nome é uma espécie de Google bomb a apontar para este blog - já explico porque escrevo espécie. Antes, uma captura dos resultados do Google, recolhida na quarta-feira, para memória futura:

meu nome nos serps do google

Não será bem uma Google bomb porque o termo exacto da pesquisa está repetido n-vezes e de forma consistente nas outras páginas do blog, embora suspeite que esse factor tenha um peso mínimo. Também não houve nenhuma campanha organizada para linkar este blog com o meu nome - os links são por isso do mais natural e puro que pode haver.
Finalmente, o MB só é o primeiro numa das variantes da pesquisa (para páginas em português do google.pt). Veja-se ao posicionamento nas outras variantes de pesquisa, e no google.com:

No google.pt
->Páginas de Portugal:3º lugar
->Páginas escritas em português:1º lugar
->a web: 3º lugar

No google.com
->inglês:3º lugar

em português:
-> Pesquisar a web: 6º lugar
->Pesquisar páginas em português: 4º lugar

E porque as variações não se ficam por aqui, estes são os resultados do mesmo dia para o meu nome próprio sem acento:

Google.pt
->Páginas de Portugal: 2º lugar
->Páginas escritas em português:2º lugar
->a web: 2º lugar

Google.com
->em inglês:9º lugar

em português:
-> Pesquisar a web: 4º lugar
->Pesquisar páginas em português: 3º lugar

Antes de introduzir o meu nome no template deste blog vou fazer uma pequena alteração e voltarei ao assunto dentro de alguns dias para documentar as alterações.

Publicado em Marketing de Busca:

Diz que é uma espécie de GoogleBomb

Partilhar

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails