quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

10 Motivos Porque os Teus Leitores Podem Não Voltar - Parte 1

via Kanhas dot Com de Kanhas em 20/02/08

Se blogas para manter um diálogo com o mundo , então sabes ou deverias saber que tens de proporcionar aos teus leitores uma boa experiência de cada vez que eles visitem o teu blog. Se eles não voltam, o motivo poderá ser um ou mais dos seguintes 10 motivos:

1 - Ter a Barra de navegação escondida

A maior parte das plataformas de blogs, têm vários layouts com um design interessante, mas nem todos eles são de fácil navegação. O principal motivo por isso acontecer é a barra de navegação estar escondida (sabe-se lá porquê), como por exemplo ao fim de uma barra lateral (sidebar). É inadmissível um leitor cada vez que queira ver determinada página de um blog, ter de fazer scroll até ao fim de uma barra lateral e tu sbaes que existem blogs com barras laterais intermináveis, que quanto a mim é outro factor negativo. Pessoalmente, quando vou a um blog, gosto que a barra de navegação seja bem visível e de preferência no cabeçalho ou no inicio da barra lateral.

2 - Ter um background escuro e um texto brilhante

Só por si, ler online é mais difícil do que ler offline,por isso, tudo o que facilite a leitura, é visto com bons “olhos” pelos leitores. A dificuldade em ler aumenta drasticamente quando um layout tem uma cor escura (preto, por exemplo) e um texto brilhante (branco, por exemplo), portanto é preciso ter cuidado com os contrastes de cores que utilizas no teu blog.

3 - Não ter o campo “Procurar”

Este, tal como a barra de navegação é também importante estar bem visível, principalmente para os novos visitantes que têm muitas vezes a tendência de fazer uma pesquisa sobre algo relativo ao nicho do blog e se encontrarem algo interessante, é meio caminho andado para voltarem.

4 - Não moderar comentários

Não moderar comentários é quase como acender a luz verde ao SPAM. É aborrecido para um leitor ir fazer um comentário e deparar com uma série de comentários SPAM, o que, além de o desencorajar a fazer o comentário, demonstra desleixo da parte do autor do blog. Não quero com isto dizer que tens de moderar todos os comentários do teu blog, mas mesmo que tenhas um bom plugin anti-spam, convém dares sempre uma vista de olhos, para te certificares de que nenhum SPAM passa pelo filtro.

5 - Não ter maneira de te contactar

Se queres conversar com o mundo, tens de ter uma forma de os teus leitores entrarem em contacto contigo, especialmente se quiseres ganhar dinheiro com ele. Uma página exclusivamente para o contacto é o ideal, mas também podes meter na tua barra lateral, sempre bem visível. A mim já me aconteceu querer contactar um autor de um blog e não encontrar, e como queria mesmo falar com ele, escrevi um comentário off-topic a pedir-lhe para ele fazer uma página de contacto. Mas essa foi uma excepção, o normal seria desistir e nunca mais lá aparecer.

Partilhar esta Entrada

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails