10 Motivos Porque os Teus Leitores Podem Não Voltar - Parte 2
Dando continuidade a este artigo, segue-se os 5 motivos que faltam para completar o meu ponto de vista sobre os motivos porque os teus leitores podem não voltar:
6 - Se for difícil eles subscreverem
Os subscritores são uma peça fundamental para o sucesso de um blog e por isso tens de facilitar o mais possível a subscrição. Visto ainda existirem muitas pessoas que não entendem muito bem o funcionamento e a vantagem dos Feeds RSS, coloca pelo menos mais uma opção para eles se subscreverem, como por exemplo, subscrição por email. Convém colocares as opções de subscrição do teu blog num sitio bem visível e também, porque não, uma frase no fim de cada artigo a incentivar a subscrição.
7 - Se escreveres artigos de forma inconsistente
Depois de começares a ter subscritores, tens de fazer por os manter e eu não conheço melhor maneira de o fazer do que escrever artigos de forma consistente, isto é, escreve artigos com a regularidade a que habituaste os teus leitores. Por exemplo se os teus subscritores estão habituados a que escrevas 3 artigos por semana, então faz por escrever 3 artigos semanais. Não escrevas 3 artigos nas primeiras semanas e depois ficas 2 semanas ou mais sem colocar nenhum artigo. Assim, corres o sério risco de começar a cair no esquecimento dos teus leitores. Se por algum forte motivo, vais ter de estar um período fora do normal sem colocar qualquer artigo, avisa os teus leitores, é uma atitude da tua parte que demonstra consideração por eles. Se preferires, deixo-te AQUI algumas dicas que eu próprio uso para escrever artigos com regularidade. Espero que te possam ser úteis.
8 - Escrever artigos misturados
Antes de começares um blog tens de decidir qual vai ser o tema sobre o qual vais escrever a maioria dos teus artigos e é por isso que os teus leitores se subscrevem, porque o tema que escolheste para o teu blog é do interesse deles, mas (quase) todos nós de vez em quando escrevemos sobre qualquer outro assunto, por um ou outro motivo, mas é importante não cair no exagero e separar esses artigos criando categorias diferentes para eles. Separa o joio do trigo.
9 - Publicidade em excesso
Hoje em dia a publicidade é importante para rentabilizar seja aquilo que for, no que a negócios diz respeito e se queres rentabilizar o teu blog, é praticamente inevitável não a colocares lá. Tenta não caíres no excesso e se o teu blog for novo, evita fazê-lo. Pessoalmente, detesto estar a ler um artigo e deparar a meio com publicidade a piscar. Penso que para colocar publicidade nos artigos, ou é antes ou depois, mas no meio não.
10 - Não fazeres links para outros artigos
Quando te referes a algo na net, como uma história, um negócio, pessoa ou outro artigo deixa que o teu leitor verifique a origem. É uma maneira diferente de dares ao teu leitor, aquilo que ele procura. É bom para ambas as partes e temos de dar crédito a quem o merece. (Irei dar a minha opinião sobre este assunto num artigo, muito em breve).
Sem comentários:
Enviar um comentário