terça-feira, 17 de junho de 2008

Mais bens comuns!

Património museulógico em fotografia através do Flickr.
Rui Moio

via Flickr Blog de Edson Soares em 29/05/08
Depois da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e do australiano Powerhouse Museum, chegou a vez do nova-iorquino The Brooklyn Museum aderir ao Bens Comuns, o projeto do Flickr que pretende facilitar o acesso a acervos de instituições civis através da digitalização de imagens.
O novo parceiro inicia sua colaboração com conteúdo da Coleção Goodyear. William Henry Goodyear foi o primeiro curador de belas artes do The Brooklyn Museum e viajou em inúmeras expedições de arquitetura na Europa, Egito e Mediterrâneo entre os anos de 1895 e 1914. Parte do que ele documentou em suas viagens já pode ser visto aqui no Flickr:
slides de laterna mágica do Egito
Esneh Abu Simbel
…e lindas fotos de Paris, frequentemente coloridas manualmente.
Esplanade des Invalides, Paris, France, 1900 Chemistry and Machinery, Paris, France, 1900
Falando ainda do Bens Comuns, o pessoal do Powerhouse Museum tem caprichado com atualizações semanais de sua página, mostrando uma Sidney antiga e áreas rurais da Austrália.
Imagens de mulheres que lutaram pelo direito do voto nos EUA e um curioso esporte chamado auto-pólo são algumas novidades reveladas pela Biblioteca do Congresso, que posta semanalmente cerca de 50 novas fotos.
E não são só grandes museus que fazem do Bens Comuns um sucesso. A participação dos membros do Flickr adicionando tags e novas informações às imagens é parte fundamental da equação. O catálogo de fotografias e impressões da Biblioteca do Congresso já recebeu 127 atualizações oriundas de informações providas pelos flickeristas. Para confirmar basta fazer uma busca por "Flickr" na página de buscas do catálogo.
Quem entende inglês, pode conferir também o retorno dessas instituições. Helena Zinkham, chefe da divisão de fotos e impressões da Biblioteca do Congresso, fala de sua expectativa no podcast Photo Share (parte 1 e parte 2). Seb Chan, do Powerhouse Museum, também escreveu sobre o Bens Comuns. E Shelley Bernstein comentou sobre a possibiliadade das pessoas efetuarem o download em alta resolução das imagens do The Brooklyn Museum.
Do nosso lado, estamos continuamente trabalhando para melhorar a idéia. Esperamos lançar logo mais uma busca específica para a página do Bens Comuns, que irá ganhar novos links de entrada na arquitetura do site.
Se você trabalha em alguma organização cultural que tenha interesse em exibir seu acervo (sem restrições de direitos autorais) no Bens Comuns, não hesite em nos contatar (em inglês) pelo email flickr-commons[at]yahoo-inc.com.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails