Torre Da Vinci. Arquitectura dinâmica no Dubai.
As arquitecturas de vanguarda que se vão construindo em alguns países ainda há pouco tidos como do Terceiro Mundo!...
Rui Moio
Rui Moio
via QIdeia de Kansas em 25/06/08
O empreendimento foi idealizado pelo arquiteto David Fisher, 58 anos, e construído no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Trata-se de um arranha-céu de 313 metros de altura distribuídos em 68 andares, com um orçamento de aproximadamente US$ 330 milhões, que mudará continuamente sua forma e irá produzir eletricidade graças ao uso de energia eólica e solar.
Fisher nasceu em Tel-Aviv, em Israel, e se diplomou em Florença, na Itália, em 1976. Ele rebatizou o edifício de "Torre Da Vinci", em homenagem ao gênio do Renascimento. O projeto, que se baseia no conceito de arquitetura dinâmica, talvez seja construído em outras 11 cidades do mundo, entre as quais Moscou, Milão, Nova York e Tóquio.
No seu interior, a torre giratória vai hospedar um hotel seis estrelas, escritórios e apartamentos de vários tamanhos e, nos últimos andares, cinco "mansões" de 1,5 mil m² cada. Sobre o teto serão construídos uma piscina e um jardim, enquanto no 64º andar haverá um heliporto.
Mas, o aspecto mais intrigante da torre reside em um mecanismo que permite que cada andar "gire" de forma autônoma: assim será possível escolher o panorama e decidir como desfrutar da luz solar.
Sem comentários:
Enviar um comentário