quinta-feira, 5 de junho de 2008

Uma nova forma de produzir biocombustíveis: a nanotécnica de Victor Lin

via Q u i n t u s de Clavis Prophetarum em 04/06/08

Victor Lin

(http://www.ecofriend.org)

Investigadores da Universidade Estatal do Iowa estão a desenvolver um sistema híbrido com tecnologia termo-química e catalítica para produzir de uma forma muito mais eficiente do que os processos actuais etanol a partir de biomassa de plantas. A investigação está a ser financiada pelo governo federal e é apenas um dos vários programas de investigação idênticos que decorrem actualmente por todos os EUA sendo financiados por uma verba de 18.4 milhões de dólares.

Estes programas têm como objectivo encontrar formas mais eficientes de produzir biocombustíveis e pretendem encontrar formas de reduzir as emissões de gases de Efeito de Estufa, assim como a explosiva demanda por combustível que se verifica no mundo. Isto mesmo declarou Samuel Bodman, o Secretário de Estado para a Energia dos EUA… Longe já vão os tempos em que esta Administração se recusava sequer a encarar de frente o problema do Aquecimento Global e das emissões de Gases de Efeito de Estufa.
O projecto, liderado pelo professor Victor Lin ambiciona desenvolver um sistema que produza etanol a partir de biomassa através do um processo designado como "pyrolyse" em que um calor muito intenso é aplicado à biomassa na ausência completa de oxigénio de forma a produzir biol-óleo. Este produto é então gasificado com vapor ou oxigénio e passado or um catalisar usando nanotecnologia para produzir combustível de etanol. O método já havia sido ensaiado sem sucesso na década de 90, mas sem sucesso. Mas agora, com a pressão crescente para produzir biocombustíveis baratos e eficientes e com os progressos recentes na área de nanotecnologia, a ideia tornou a regressar à superfície. O catalisador de nanotecnologia é de facto o segredo deste processo. Recorrendo a nanoesferas sólidas com 250 biliões partes de um metro de diâmetro, os espaços entre estas são preenchidos com um catalisador metálico e o gás atravessa-as de uma forma tão controlada que resolve os problemas de selectividade e controlo registado na década de 90 neste processo.

Este processo pode resolver um dos maiores problemas na produção industrial de biocombustíveis, que é do transporte e armazenagem de enormes quantidades de biomassa. Com efeito, o Departamento de Energia dos EUA estima que só uma biorefinaria precisa de duas mil toneladas de biomassa por dia… Este projecto do professor Victor Lin possibilitaria que a biomassa fosse transportada até centros intermédios onde seria aplicado o seu processo de produzir bio-óleo, depois, este poderia ser levado até às centrais, requerendo menos volume de transporte e armazenagem.

Este projecto está ser financiado pelo programa "Advanced Energy Initiative" que procura aumentar a eficiência do consumo de energia nos EUA e diversificar a origem da mesma, procurando origens alternativas aos combustíveis fósseis, como a biomassa e os biocombustíveis e é uma resposta directa ao aumento exponencial dos preços do petróleo registados recentemente nos mercados.

Fontes:

http://www.treehugger.com/files/2007/07/nanospheres_biodiesel.php
http://www.ecofriend.org/entry/nanotechnology-to-produce-biodiesel-more-efficiently/
http://www.energy-daily.com/reports/Researchers_Developing_System_To_Efficiently_Convert_Biomass_To_Ethanol_999.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails