quinta-feira, 19 de junho de 2008

Biografía de Stefan Zweig

Stefan Zeig, o autor da primeira entrevista a Benito Mussolini e um dos grandes biógrafos de Fernão de Magalhães. Não sabia que se suicidara e que vivera no Brasil, país onde se suicidou. Curiosamente, Thomas Mann, outro grande escritor da literatura alemã, também viveu no Brasil. Como a literatura alemã e mundial está tão perto de nós e isto, através do país lusófono que é o Brasil.
Rui Moio

Mea Culpa
Estava certo de Stefan Sweig ter entrevistado Benito Mussolini e que essa entrevista teria sido das primeiras que alguém teria feito ao ditador de Itália. Depois de publicar o texto procurei na net referências a essa entrevista e, surpreendido, não encontrei nada.
Creio que a minha memória me pregou uma partida. Peço desculpa pelo lapso.
Rui Moio

via Poemas del Alma de Verónica Gudiña em 19/06/08
Stefan Zweig fue un escritor austríaco que nació el 28 de noviembre de 1881 en Viena y que, el 22 de febrero de 1942 en Petrópolis (Brasil), decidió suicidarse junto a Charlotte Elisabeth Altmann, su segunda esposa. Antes de ganarse la vida a través de sus obras, el escritor se recibió de Doctor en Filosofía [...]

3 comentários:

nonas disse...

Caro Rui Moio,
O sr. confundiu o Stefan Zweig com Émil Ludwig que entrevistou Mussolini entre 23 de Março e 4 de Abril em 1932. O livro intitulado «Entretiens avec Mussolini», foi editado em França pelas Éditions Albin Michel em Outubro desse mesmo ano.
Com os meus cumprimentos,

Rui Moio disse...

Olá Nonas

Após ter publicado o comentário Mea Culpa lembrei-me do Emil Ludwig e da entrevista ao Mussolini. Obrigado por me avivar a memória e, sobretudo, pela indicação da data em que se realizou a entrevista. Será que esta entrevista está transcrita na net? Se souber disso, muito agradeço que me diga. Gostava de a ler!

Até sempre
Rui

nonas disse...

Penso que não e ainda por cima o livro é raro de encontrar.
Por acaso, tive a sorte de comprar um.

Related Posts with Thumbnails