quinta-feira, 5 de junho de 2008

Gelo, sais ou um material mais exótico?

via Bitaites de Marco Santos em 05/06/08

Notícias de Marte! Fizeram-se duas escavações preliminares para ganhar prática e confiança quanto à operacionalidade do braço robótico, mas as fotos enviadas pela Phoenix revelam já o primeiro mistério: de que material será feito a zona esbranquiçada no pequeno buraco escavado? É a parte superior de uma camada de gelo? Sais? Se for este o caso, Marte terá tido realmente um clima mais húmido num passado distante. Tratar-se-á de algo ainda mais exótico? Enquanto não for analisado pelos sensores, ninguém pode dizer ao certo.

Primeiras escavações em Marte

Escavações «a sério», incluindo a recolha de material para análise, poderão começar ainda hoje ou amanhã. A Phoenix depende de duas sondas em órbita para transmitir dados e receber instruções da Terra: a Mars Reconnaissance Orbiter e a Mars Odissey. Esta última, contudo, entrou em Modo de Segurança (Safe Mode) e a equipa de cientistas está ainda a tentar perceber porquê. Em Modo de Segurança, a nave desliga todas as operações não-essenciais e fica à espera de instruções da Terra. Enquanto este problema não se resolve, a Phoenix irá dar seguimento a um conjunto de comandos pré-programados de forma a poder completar uma foto panorâmica de 360 graus a cores e em alta resolução.
Existem várias formas de acompanhar as novidades da missão: via Twitter, com uma série de actualizações muito concisas com hiperligações a sites de interesse; um screensaver que recebe as últimas actualizações quando se activa; através da página oficial da missão (Phoenix Mars Mission) e pelos diversos blogues mantidos pelos membros da equipa.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails