sábado, 31 de maio de 2008

A tecnologia LED ODL: uma nova forma de construir lâmpadas de iluminação

via Q u i n t u s de Clavis Prophetarum em 31/05/08


(A lâmpada LED ODL R-30 in http://store.lsgc.com)

A empresa norte-americana "Lighting Science" apresentou uma lâmpada LED revolucionária que afirma reduzir em 80% os gastos de energia, quando comparada com as mais eficientes lâmpadas de qualquer outro tipo, mesmo as outras LEDs e fluorescentes. A lâmpada recolhe a sua poupança energética da utilização de uma nova tecnologia patenteada, a "Optimized Digital Lighting" (ODL) que embora gere menos calor que uma lâmpada convencional, produz 30% mais luz. Assim, a lâmpada ODL R-30 oferece mais de 50 mil horas de utilização a um consumo de 13 watts e gerando luz equivalente a lâmpadas incandescentes de 50-65 watts e consumindo apenas 50% da energia destas.

Como sempre, nem tudo são maravilhas… Estas novas lâmpadas custam dez vez mais que as lâmpadas incandescentes comuns, ainda que estas tenham em média apenas duas mil horas de vida, ou seja, seria preciso comprar 25 lâmpadas destas no mesmo período de vida de uma destas novas LED, mas representam sem dúvida um investimento considerável e lentamente amortizável.

A utilização datecnologia LED na iluminação não é nova. Nos nossos supermercados encontramos com relativa facilidade lâmpadas deste tipo, mas de muito baixo poder de iluminação, assim como também as encontramos em luzes de equipamentos electrónicos de diversos tipos, desde telemóveis, a aparelhagens audio e a leitores de DVD. Mas a sua fraca potencia têm-nas mantido afastadas do seu uso como formas de iluminação. Esta nova tecnologia, a ODL permite aumentar a intensidade da luz emitida, e a utilização de um menor número de componentes individuais LED (30% do que qualquer outro modelo semelhante e comercializado atualmente)

Fonte:
EE Times

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails