sábado, 7 de outubro de 2006

Busca No Google - Administração Luchazes


Administração municipal do Luchazes recupera infra-estruturas sociais
Governador do Moxico satisfeito com trabalho realizado em 2005
Discurso de Primeiro-Ministro Fernando da Piedade Dias dos Santos em Cangamba

Partes dos discurso

...Foi neste muncípio em que morreu, em combate, a 22 de Fevereiro de 2002, o então presidente da Unita, Jonas Savimbi, acontecimento que veio a propiciar o fim da guerra e o início da era de paz que o país actualmente vive.
A sua localidade de Kassamba albergou, dias depois, as conversações preliminares entre militares do Governo e da Unita, em que foram esboçadas as linhas mestras do acordo do Luena que viriam, depois, a dar lugar ao Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, assinado a 4 de Abril, em Luanda.
Durante o período mais crítico da invasão sul-africana, Cangamba foi reduzida a escombros, em consequência de bombardeamentos aéreos. A totalidade da sua população, actualmente estimada em cerca de 12 mil habitantes, foi forçada a refugiar-se em outras províncias vizinhas e na Zâmbia.
Nos Luchazes perderam igualmente a vida destacadas figuras da guerrilha do MPLA, nos anos 60, como é o caso do médico Américo Boavida e do pioneiro Augusto Ngangula.
Se pretender continuar a ler a notícia e o discurso

[PDF] PROVÍNCIA DO MOXICO GRUPO PROVINCIAL DE AVALIAÇÃO DE VULNERABILIDADE

28. Escolas-Oficinas

... Assim, no dia 16 de Novembro desse ano de 1922, foi criada a escola-oficina de Cangamba, no então distrito da Luchazes, com sede naquela localidade. Destinava-se a ensinar os ofícios de ferreiro-serralheiro, carpinteiro, oleiro, sapateiro e alfaiate, sendo frequentada apenas por crianças do sexo masculino.
Se pretender continuar a ler a notícia

[PDF]Revolta dos Luchazes de 1919
Distrito Militar do Moxico, Relatório da revolta dos Luchazes no mês de Fevereiro 1919. In: cx. 305: Correspondência diversa, Arquivo Histórico Nacional de Angola, Luanda (AHA), Distrito Militar do Moxico.

[PDF] Aristides Guedes Coelho
«De Angola para Portugal
A vila de Cangamba, circunscrição dos Luchazes, em Angola,
viu Aristides Guedes Coelho nascer a 4 de Abril de 1928. (...)»

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails