terça-feira, 25 de maio de 2010

África no Sri Lanka

via A Matéria do Tempo by Fernando Ribeiro on 5/25/10
Rochedo Anamaduwa, Putalão, Sri Lanka (Foto: jaliya)

De todas as minorias étnicas existentes no Sri Lanka, a menos conhecida de todas é a dos descendentes dos africanos, que ao longo dos tempos foram levados à força para o país pelos colonizadores portugueses, holandeses e ingleses. Vivem predominantemente na região de Putalão (Puttalam), no oeste do país. Ler mais


Os membros desta minoria atribuem-se a si próprios a designação de cafrinhas, diminutivo de cafres. Em inglês são chamados kaffirs, designação que eles também aceitam, apesar de na África Austral esta palavra ter um significado pejorativo.

O idioma que os cafrinhas falavam até há tempos era o crioulo indo-português do Sri Lanka, o mesmo idioma falado pelos seus compatriotas burgueses portugueses (descendentes dos portugueses, holandeses, tamiles, cingaleses, etc.). Os cafrinhas praticamente já não falam indo-português, por troca com o tamil e o cingalês, que são as línguas dominantes na ilha.

Aconselho vivamente a que se veja a reportagem seguinte sobre os cafrinhas, apesar de ela ser falada e legendada em inglês. É uma excelente reportagem, cheia de humanidade, realizada por Kannan Arunasalam.


Existem contactos entre os cafrinhas e os burgueses portugueses, o que não admira, porque uns e outros são herdeiros de uma mesma tradição linguística. Apesar de agora estar à beira da extinção, o idioma indo-português foi a língua franca usada na ilha desde a chegada dos portugueses até meados do séc. XIX. Ainda que o indo-português venha a desaparecer completamente, muitas palavras de origem portuguesa continuarão mesmo assim a ser usadas quotidianamente no seio da língua cingalesa.

Um ritmo tipicamente africano, em que se baseia muita da música tradicional cafrinha, acabou por se popularizar em todo o país e também na Índia. Este ritmo é chamado baila (um nome de origem portuguesa, como se vê) e pode-se mesmo dizer que ele se tornou numa espécie de ritmo nacional do Sri Lanka, tão grande é a sua popularidade. Muitos dos maiores êxitos da música ligeira do Sri Lanka dos últimos 50 anos são baseados no ritmo baila, de que é exemplo a canção que se segue, interpretada por Desmond Silva, um dos mais populares cantores cingaleses.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails