sábado, 29 de maio de 2010
sexta-feira, 28 de maio de 2010
28 de Maio de 1926
Publicado por Rui Moio a 5/28/2010 04:35:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
28 de Maio de 1936
Publicado por Rui Moio a 5/28/2010 04:14:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Katyn e a "Guerra Boa"
Publicado por Rui Moio a 5/28/2010 10:02:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: História, Livros a ler
Estaline Impediu Duas Tentativas de Assassinato de Hitler
Publicado por Rui Moio a 5/28/2010 09:03:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Biografias, História
Moscovo divulga provas sobre massacre de Katyn
O Presidente Dmitri Medvedev afirmou ontem que a divulgação de documentos soviéticos envolvendo de forma directa o ditador José Estaline e outros elementos da cúpula comunista no massacre de mais 22 mil oficiais e dirigentes políticos da Polónia, na floresta de Katyn em 1940, era um "dever" para com este país e para com a comunidade internacional.
Os documentos estão disponíveis no sítio dos arquivos federais russos (http://www.rusarchives.ru/). Entre estes encontra-se uma nota do chefe da polícia secreta soviética à época, Lavrenti Beria, assinada pelo punho de Estaline e de mais três dirigentes do Kremlin. As assinaturas sancionam a execução dos "nacionalistas e contra-revolucionários" polacos.
Medvedev tornou claro que a decisão foi tomada para não subsistirem dúvidas sobre a autoria do massacre dos polacos prisioneiros pelo Exército Vermelho após a invasão de 17 de Setembro de 1939, em resultado do pacto germano-soviético. Desde então, o massacre de Katyn tem sido um ponto de atrito entre Moscovo e Varsóvia.
"Que todas as pessoas possam ver por si (...) quem tomou a decisão de matar os oficiais polacos", declarou Medvedev. "As assinaturas estão lá, bem visíveis", disse o Presidente russo, que explicou ter dado ordens para que mais documentos sejam entregues aos polacos. Existem, segundo a associação russa Memorial dedicada à denúncia dos crimes do regime soviético, mais de 180 volumes de documentos sobre a investigação do sucedido em Katyn; a maioria permanece secreta. A investigação foi realizada pelas autoridades russas entre 1990 e 2004. Alguns documentos já foram entregues à Polónia e estavam disponíveis para consulta de historiadores.
O gesto de Moscovo foi saudado com frieza pelo primeiro-ministro polaco Donald Tusk. Este reconheceu o carácter "simbólico" da decisão, em especial para a opinião pública russa, mas sublinhou a necessidade de ser divulgada a documentação ainda secreta.»
Publicado por Rui Moio a 5/28/2010 04:35:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: História
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Frases em Esperanto - Tradução para Português
Publicado por Rui Moio a 5/27/2010 06:34:00 da tarde 2 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Escrito de Rui Moio, Esperanto, Línguas, Rui Moio
FALA COM ELA
O cineasta Rui Simões é o convidado, a propósito do seu novo documentário "A Ilha Da Cova Da Moura". Com Inês Meneses
Publicado por Rui Moio a 5/27/2010 04:02:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Lusofonia
A segunda humanidade
Estudo genético revela que espécie humana quase se dividiu em duas há cerca de 150 mil anos
Publicado por Rui Moio a 5/27/2010 03:33:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Antropologia
10 de Junho - Restaurar Portugal
Publicado por Rui Moio a 5/27/2010 03:20:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Nacionalismo
Guerra colonial - O mistério da urna selada há 42 anos
Publicado por Rui Moio a 5/27/2010 03:16:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Escritor russo revela plano de decapitação de dirigentes da UNITA e FNLA cas...
Maputo - Contrariamente ao que se julgava, o Almirante Rosa Coutinho, que após o golpe de 25 de Abril de 1974 em Portugal foi nomeado alto-comissário português em Angola, não foi o único a favorecer o MPLA na tomada do poder pela força em Luanda à revelia do Acordo de Alvor que previa a realização de eleições livres. Leonel Cardoso, que viria a substituir Rosa Coutinho no cargo de alto-comissário português, desempenhou na prática um papel igualmente pernicioso para o futuro do novo Estado independente.
De acordo com Vladimir Shubin, autor do livro, «The Hot Cold War – the USSR in Southern Africa», em Outubro de 1975, cerca de um mês antes da proclamação da independência de Angola, Leonel Cardoso convidou Igor Uvarov, oficial russo que trabalhava sob a capa de correspondente da agência TASS em Luanda, para uma conversa, tendo-lhe confidenciado que "Portugal deparava com um problema: a quem deveria transferir o poder em Angola." Cardoso disse ainda a Uvarov que "no dia anterior, as autoridades portuguesas em Angola haviam informado o Bureau Político do MPLA de que não poderiam transferir o poder apenas para este movimento, mas que teria de faze-lo para 'o povo angolano'".
O autor do livroautor do livro, «The Hot Cold War – the USSR in Southern Africa», revela que Leonel Cardoso em Outubro de 1975, cerca de um mês antes da proclamação da independência de Angola, pediu a Uvarov para que "enviasse uma mensagem a Moscovo no sentido da União Soviética influenciar o MPLA de forma a que a transferência de poderes fosse de 'natureza conjunta'", para depois fazer recordar ao correspondente da TASS que "anteriormente as tropas portuguesas haviam ajudado o MPLA a expulsar de Luanda unidades da FNLA e da UNITA". Leonel Cardoso chegou mesmo a dizer que "caso os dirigentes da FNLA e da UNITA viessem a Luanda para a cerimónia de transferência de poderes, estas organizações poderiam ser 'decapitadas'." No livro, Vladimir Shubin cita Sérgio Vieira, antigo chefe da polícia política, SNASP, como tendo revelado que o regime da Frelimo também deu o seu aval à violação do Acordo de Alvor, favorecendo a tomada do poder pela força por parte do MPLA, enviando para Luanda uma peça de artilharia, vulgo órgão de Stalin, que, conjuntamente com outras peças idênticas fornecidas por Moscovo, permitiram às tropas de Agostinho Neto impedir que forças fiéis a outros movimentos entrassem na capital angolana para a proclamação da independência. | ||||||
Fonte: Canalmoz |
Publicado por Rui Moio a 5/26/2010 10:37:00 da manhã 1 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Angola, História, Livros a ler
Frases em Esperanto - Tradução para Português
Publicado por Rui Moio a 5/26/2010 10:17:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Escrito de Rui Moio, Esperanto, Línguas, Rui Moio
Crónica do nosso descontentamento
Publicado por Rui Moio a 5/26/2010 09:56:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Política
Dra. Ella Lingens - uma médica testemunha de Auschwitz
O objetivo principal do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau não era o de manter prisioneiros como força de trabalho (casos de Auschwitz I e III) mas sim de exterminá-los. Para cumprir esse objetivo, equipou-se o campo com quatro crematórios e câmaras de gás. Cada câmara de gás podia receber até 2.500 prisioneiros por turno. O extermínio em grande escala começou na Primavera de 1942.
Os prisioneiros eram trazidos de comboio de toda a Europa ocupada pelos alemães, chegando a Auschwitz-Birkenau diariamente. Na chegada ao campo, os prisioneiros eram separados em dois grandes grupos – aqueles marcados para a exterminação imediata, e os que fiavam registados como prisioneiros. O primeiro grupo, cerca de três quartos do total, era levado para as câmaras de gás de Auschwitz-Birkenau em questão de horas; este grupo incluía todas as crianças, todas as mulheres com crianças, todos os idosos, e todos aqueles que, após uma breve e superficial inspecção pelo pessoal das SS, não se mostravam em condições de trabalhar. Ler mais
Publicado por Rui Moio a 5/26/2010 08:35:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Biografias, História
O Debate Sobre o Holocausto Entre Otto Perge e o Dr. Laszlo Karsai na Hungria (IV)...
O Debate Sobre o Holocausto Entre Otto Perge e o Dr. Laszlo Karsai na Hungria (II)
O Debate Sobre o Holocausto Entre Otto Perge e o Dr. Laszlo Karsai na Hungria (III)
(CONTINUAÇÃO)
Publicado por Rui Moio a 5/26/2010 08:33:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: História
terça-feira, 25 de maio de 2010
África no Sri Lanka
Publicado por Rui Moio a 5/25/2010 09:23:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Lusofonia
Privacidade e Facebook: A Caminho da Transparência Total
A imagem acima foi criada a partir de um gráfico interactivo criado por Matt McKeon que procura ilustrar a forma como o Facebook tem lidado com as questões de privacidade dos seus utilizadores. Pela comparação de gráficos acima é fácil perceber que as barreiras da privacidade têm vindo a esbater-se à medida que o Facebook cresce e abre o seu "social graph" ao Mundo online. Pouco tem-se mantido na esfera privada e mesmo os "wall posts" que no gráfico aparecem como estando acessíveis apenas aos "amigos" podem ser consultados por qualquer outra pessoa caso isso esteja definido nas opções de privacidade.
O Facebook já se deparou com vários problemas relativamente à forma como lida com estas questões, sendo o fiasco do Beacon o mais significativo. As novas funcionalidades, dentro e fora da plataforma, vêm acentuar a tendência de uma maior transparência dos nossos perfis online. O que poderá isto significar para o futuro do Facebook? Isso depende largamente da forma como a empresa permitir aos utilizadores definirem os limites daquilo que é visível do seu perfil e, e isto será o mais relevante, da forma como essa informação será utilizado por terceiros. Para já o caminho é o de maior abertura e transparência possível – até porque isso é fundamental para a estratégia de crescimento e monetização do Facebook. Isto poderá também criar condições para que novos concorrentes surjam explorando o nicho de mercado da privacidade.
Para verem todo o gráfico e conhecerem a metodologia que esteve na origem do mesmo consultem o site The Evolution of Privacy on Facebook.
Publicado por Rui Moio a 5/25/2010 09:08:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Comunicação
Frases em Esperanto - Tradução para Português
Publicado por Rui Moio a 5/25/2010 05:42:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Escrito de Rui Moio, Esperanto, Línguas, Rui Moio
segunda-feira, 24 de maio de 2010
96 anos de Programas radiofonicos em Portugal
Publicado por Rui Moio a 5/24/2010 12:11:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Comunicação, Rádio
Os burgueses portugueses do Sri Lanka
Publicado por Rui Moio a 5/24/2010 12:10:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Lusofonia
domingo, 23 de maio de 2010
O estado da blogosfera em Portugal
O Mais Tráfego publicou recentemente o resultado de um inquérito online com diversos dados interessantes sobre a blogosfera portuguesa.
Neste relatório é possível encontrar várias tendências dos bloggers portuguesas assim como examinar dados curiosos como o facto de 50% dos utilizadores afirmarem que foram despedidos ou despromovidos devido aos seus blogs, assim como a grande maioria afirmar que usa o seu blog para partilha de ideias, algo que eu vejo com um olhar muito suspeito.
Deixo a referência: O Estado da Blogosfera em Portugal
Publicado por Rui Moio a 5/23/2010 12:58:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Comunicação
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Terceiro aniversário do ALMA VIVA
Publicado por Rui Moio a 5/20/2010 03:53:00 da tarde 3 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Escrito de Rui Moio
terça-feira, 18 de maio de 2010
ANITA GUERREIRO - Artista de Variedades
Letra de: César Oliveira
Música de: Carlos Dias
Lisboa já tem sol, mas cheira a lua
Quando nasce a madrugada, sorrateira
E o primeiro eléctrico da rua
Faz coro com a chinela da Ribeira
Se chove cheira a terra prometida
Procissões têm o cheiro a rosmaninho
Nas tascas das vielas mais escondida
Cheira a iscas com elas e a vinho
Estribilho
Um craveiro numa água-furtada
Cheira bem, cheira a Lisboa
Uma rosa a florir na tapada
Cheira bem, cheira a Lisboa
A fragata que se ergue na proa
A varina que teima em passar
Cheiram bem porque são de Lisboa
Lisboa tem cheiro de flores e de mar
Lisboa cheira aos cafés do Rossio
O Fado cheira sempre a solidão
Cheira a castanha assada se está frio
Cheira a fruta madura quando é Verão
Nos lábios tem o cheiro dum sorriso
Manjerico tem o cheiro de cantigas
E os rapazes perdem o juízo
Quando lhes dá o cheiro a raparigas
Estribilho
Publicado por Rui Moio a 5/18/2010 07:38:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Biografias, Música
segunda-feira, 17 de maio de 2010
"É PROIBIDO PARAR DE PENSAR" entrevista com A. Castro Caldas
http://www.ionline.pt/conteudo/60024-alexandre-castro-caldas-tocar-um-instrumento-e-muito-util
Publicado por Rui Moio a 5/17/2010 01:38:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Psicologia
Antídoto para mães cheias de saudades - artigo de Isabel Stilwell
Antídoto para mães cheias de saudades de Isabel Stilwell
Outros artigos em Destak.pt:Publicado por Rui Moio a 5/17/2010 08:31:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Psicologia
domingo, 16 de maio de 2010
APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DO QUITEXE V - A DIVISÃO ADMINISTRATIVA
Publicado por Rui Moio a 5/16/2010 06:03:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
O Debate Sobre o Holocausto Entre Otto Perge e o Dr. Laszlo Karsai na Hungria (I)
[Retirado e traduzido daqui]
Publicado por Rui Moio a 5/16/2010 04:32:00 da tarde 2 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: História
Luz - Jacarandás
É isto que vamos ter dentro de uma ou duas semanas"
Há vinte anos que, nestas páginas, assinalo este momento mágico da vida lisboeta. Não estando actualmente a escrever a minha crónica, solicito-lhe um pouco de espaço para poder manter-me fiel!
Ainda por cima, em tempos de mentira, reviravolta e ocultação, é bom perceber que há coisas eternas, cuja repetição sazonal nos dá a garantia de que a vida nos oferece permanência e lealdade!
Publicado por Rui Moio a 5/16/2010 11:07:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Botânica
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Um Papa é muito, muito, muito mais que um Rei...
Publicado por Rui Moio a 5/13/2010 10:01:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Escrito de Rui Moio
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Edmodo: una red social en tu aula
Cuando entras en su web, puedes registrarte como profesor o como alumno. Una vez registrado, configuras tus datos y creas grupos para que otros profesores o tus alumnos puedan unirse a ellos. En mi caso, decidí crear tantos grupos como áreas imparto. Los alumnos de cada área se registran en Edmodo y después se unen a mi grupo de trabajo. Esto me permite mantener una comunicación fluida exclusivamente con los alumnos de ese aula.
Podrás enviar mensajes que incluyan enlaces a webs o archivos con documentos, presentaciones, imágenes, etc. (máximo 100 Mb). También podemos asignar tareas a nuestros alumnos y enviar alertas sobre exámenes o actividades que deban recordar. Además, podrás añadir eventos a un calendario, notas para recordar o crear una biblioteca con los archivos que hemos ido enviando o recibiendo durante el curso.
Es cuestión de entrar e ir enredando un poco. Su configuración está pensada para que hasta los niños pequeños se muevan por Edmodo con facilidad.
Publicado por Rui Moio a 5/06/2010 06:35:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Comunicação, Educação
terça-feira, 4 de maio de 2010
Fundador das secretas morreu aos 79 anos
«Ramiro Ladeiro Monteiro, considerado um dos mais influentes directores do Serviço de Informações de Segurança (SIS), faleceu ontem, aos 79 anos, de doença prolongada.»
Publicado por Rui Moio a 5/04/2010 09:12:00 da manhã 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Biografias
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Moxico - Administração dos Luchazes define prioridades para programa de desenvolvimento rural
Publicado por Rui Moio a 5/03/2010 09:52:00 da tarde 0 comentários ((•)) Escucha este post
Marcadores: Angola