segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os 40 anos da Internet e o caso português

via Diário2 by Paulo Querido on 11/1/09
net40anospublicoNa semana passada celebraram-se os 40 anos da Internet — um marco simbólico, pois que a rede das redes tem muitas outras efemérides. No caso português, por exemplo, a Internet "começa" verdadeiramente em 1990, sendo raras as pessoas que a conheciam anteriormente. Mas só a partir de 1994 se inicia a explosão da rede em Portugal, aliás um dos países europeus pioneiros na massificação da Internet.
Comemorando a data, o Público fez um trabalho notável a 2 títulos. Primeiro, foi desencantar a figura histórica mais marcante para a implantação da rede em Portugal — o professor José Legatheaux Martins — e deu-lhe destaque. Segundo, recorreu a um dos mais recentes formatos nativos da Internet e incorporou-o na edição: uma cronologia deste quase meio século, desenvolvida no Dipity (ver mais abaixo).
O artigo de Susana Almeida Ribeiro, Os pioneiros da Internet em Portugal, conta exemplarmente uma história que nunca teve a atenção devida pelo grande público.
"No meio académico português no final dos anos de 1980 já existiam alguns académicos que conheciam a Internet – visto que a tinham utilizado esporadicamente quando estavam no estrangeiro, ou ouvido falar nela – e que desejavam interligar as universidades entre si e estas com a Internet para potenciar o seu trabalho de investigação e contactos com o estrangeiro", recorda Legatheaux no Público.
(Fora do meio académico, a CompuServe era o único serviço comercial que se podia assinar no país e que dispunha de algumas portas com a Internet, nomeadamente o correio electrónico. Em 1988, quando eu próprio me liguei, existiram talvez uma centena de portugueses a usar o número de telefone intercontinental de preço acessível, fornecido pela CompuServe. )

1994: o ano zero da Internet em Portugal

Em 1994 tudo mudou em Portugal. Dos órgãos de comunição social portugueses apenas a RTP já tinha o seu domínio registado (rtp.pt é registado oficialmente em 28/05/1993). Havia apenas 40 domínios na hierarquia .pt (fonte: O Passado da Internet, Centro Atlântico), reconhecida internacionalmente desde 1990.
Alguns dados desse ano, tal com compilados pelo Libório Silva, do Centro Atlântico, a primeira editora atenta à Internet e a usá-la cmo canal:
  • António Saraiva (dr Bakali) no Blitz, Paulo Querido (sim, eu próprio) no Expresso e José Victor Malheiros no Público desenvolvem diversas peças jornalísticas sobre a Internet.
  • Mais de 100 BBSs com grande capacidade de iniciativa (e.g., Rede de Paulo Querido, Miguel Vitorino e Fernando Soares, CATS de Miguel Vitorino, Imagine de José de Ameida e Visus de José Câmara) mas nenhuma delas iria sobreviver à Internet.
  • Mais de 100 fornecedores de serviços de Videotexto tentavam o êxito. Tal como nas BBSs, nenhum deles (à excepção do Guianet) iria sobreviver à mudança de paradigma para a rede das redes.
  • O PUUG, gerido por Prof. J. Legatheaux Martins, Rui Bana e Costa e Prof. Nuno Guimarães dá acessos Internet a cerca de 100 empresas sócias e não mais de 50 particulares.
  • (29/Mar) Seminário "Portugal na Internet" no LNEC organizado pela FCCN, PUUG, Agência de Inovação e zmaglh (José Magalhães, actual Secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária)
    A Telepac aproveita o Seminário para anunciar que estava prestes a lançar o serviço de fornecimento de acessos à Net.
  • O PUUG alarga o serviço a todos os particulares interessados.
  • (2/Jun) Paulo Melo do INESC de Coimbra anuncia a criação da hierarquia de news pt.* com os grupos pt.geral e pt.news (até então as conversas em português eram mantidas no grupo soc.culture.portuguese)
  • (Jun) Esoterica (de Mário Valente e Luís Sequeira) inicia o fornecimento de acessos à Internet em modo offline (e sem www)
  • (Set) Telepac inaugura o serviço de acesso à Internet em modo terminal (projecto técnico da responsabilidade de Henrique Carreiro e Paulo Ribeiro). O Presidente da Telepac, Iriarte Esteves, é o responsável estratégico pela grande aposta na "net"
  • Velocidades de acesso máximas: 9.600 bps
  • (Nov) Blitz torna-se na primeira publicação em papel portuguesa com edição na Web

O seminário do LNEC

O seminário do LNEC ficou não apenas na memória dos presentes (eu estava lá e fiz algumas perguntas tanto a Legatheaux Martins como a José Magalhães, utilizador diário da nossa BBS) como para a História da Internet em Portugal.
"Esse seminário marcou claramente o aparecimento ao grande público da Internet em Portugal", recordou agora ao Público José Legatheaux, actual sub-director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Que "em 1994 era o "homem do momento". A Internet em Portugal passava, necessariamente, por ele", descreve com exatidão Susana Almeida Ribeiro.

Cronologia

A fechar, partilhamos a excelente cronologia elaborada por João Pedro Pereira com recurso ao Dipity e publicada no Público: 40 anos de Internet.
Jornal P. on Dipity.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails