Da cultura e do cosmopolitismo
Um texto que espelha bem a identidade do português de sempre: a plasticidade do homem português. Aquele Homem português que fez a História com "H grande" dos muitos "Portugais", que, de há seis séculos para cá, se espalham pelo Mundo todo.
Rui Moio
via COMBUSTÕES by Combustões on 11/18/09
Richard Zimmler diz que encontrou um Portugal quase medieval, fechado e bisonho, quando no Porto desembarcou em 1980. Passaram vinte e nove anos e confessa ainda não escrever em português, nem tão pouco se interessar pela literatura portuguesa. Estranha contradição a deste nosso concidadão - possui nacionalidade portuguesa - que lamenta não receber convites do Ministério da Cultura, pois considera-se, ele também, um escritor português. Lembro que as duas obras de Zimmler versam temas que são, por si, a assunção da sua auto-exclusão: o Cabalista de Lisboa e, recentemente, Os Anagramas de Varsóvia. No fundo, as críticas que faz aos judeus e à sua absoluta incapacidade para compreenderem as lições da história, aplicam-se, sem tirar, ao nosso Zimmler.
Ora, eu estou num país estrangeiro, cuja nacionalidade não quero nem pedirei, mas faço o sacrifício diário de falar a língua deste país. É esta a diferença entre o português e a generalidade dos estrangeiros, sobretudos aqueles que entendem o inglês como um Esperanto. Ficam sempre de fora, incapazes de comunicar com o povo entre o qual vivem, condenados à leitura dos jornais locais em língua inglesa - que só dizem aquilo que o estrangeiro auto-segregado quer ler - e reduzidos a locais onde se falam o inglês. É o fado do gueto: viver numa sociedade sem a compreender e ter como interlocutores meia dúzia de pessoas que mentem sistematicamente por delicadeza. Aprendi-o com os alemães: dizem em inglês aquilo que julgam compaginar com uma certa ideia de bom-senso e dizem em alemão aquilo que pensam. O cosmopolita não é cidadão de pátria alguma. Finge que está integrado, mas ao chegar ao supermercado não sabe pedir à empregada da frutaria um simples alperce.
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