quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Lâmpadas CFL menos Duradouras?

via A Minha Alegre Casinha by Carlos Martins on 11/24/09

Numa altura em que anda todo o mundo a incentivar a substituição das lâmpadas incandescentes tradicionais por lâmpadas CFL mais económicas e amigas do ambiente, eis que surgem más notícias para os seus defensores: as lâmpadas CFL vão perdendo luminosidade ao longo do tempo.

Embora numa CFL de qualidade essa redução possa ser de 20% (ou menos) ao longo das milhares de uso - e portanto imperceptível - nas lâmpadas CFL de construção menos cuidada, essa redução pode atingir uns expressivos 40% em poucos anos.

Ou seja, uma lâmpada de "100W", pode tornar-se numa lâmpada de apenas "60W" ao fim de um par de anos... causando ainda maior desconfiança nos consumidores.

Pessoalmente, não tenho tido boas experiências com as lâmpadas CFL "low-cost"; quer pela qualidade da luz, quer pelo tempo que demoram a "aquecer", quer pela sua durabilidade (algumas nem 3 meses aguentaram), pelo que tenho optado por comprar lâmpadas CFL "de marca", e até agora tenho estado satisfeito com o seu desempenho... Vamos lá ver que tal se portam nos próximos anos.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails