quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Zala - [Zacarias Ngundu - Um combatente medalhado]


Henrique Carvalho Sat 01 Nov 2008 22:21
Nasceu um pequita, (uma criança)
«Era grande a gritaria manhã cedo entre a Sanzala e a enfermaria militar. A cozinha da CCS ficava nesse caminho e o dormitório dos cozinheiros anexado. Acordados pelo ruído, saltamos da cama de arma em punho e estiramos junto ao muro à espera da primeira morteirada, entretanto, passa o célebre Zacarias acompanhado de uma mulher e levantei a cabeça para lhe perguntar: -Zacarias que se passa? Respondei a senhora: -Não preocupa nosso cabo, eu pari. Ao pequeno-almoço diz-me o ex-dentista, então enfermeiro e parteiro. A mulher e dez minutos pariu a foi-se embora. Era assim aquela gente, ou a natureza funcionava, ou o misticismo entrava em campo quantas vezes acabando mal. Radioso o Zacarias apareceu na cozinha e exclama: Minha sexta mulher deu os meu doze ou catorze? filho….Não lembro bem. Um abraço de: Henrique Carvalho»

Nota. Transcrição de um comentário de Henrique Carvalho.
Aqui, o comentarista refere-se ao grande combatente angolano-português Zacarias. Zacarias, que tive a honra de conhecer pessoalmente quando estive no Zala e que é descrito no romance "O Fim do Império" como o personagem "Tenente Zacarias Ngundu". Neste romance o Tenente Zacarias confessa ter sido um dos matadores de Lumumba quando pertencia às hostes da UPA. Depois, integrou-se no exército português com muitos dos seus homens. Disseram-me que foi morto em Luanda imediatamente antes ou depois de proclamada a independência.
Rui Moio

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails