quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Destruir a Teoria do Arrefecimento Global da Compal

1. - Sem dúvida que este é um óptimo exemplo do que é a Dissonância Cognitiva. Perante situações adversas a pessoa humana encontra sempre mecanismos conducentes a resolver mentalmente os conflitos internos mesmo que a solução a encontrar seja algo completamente ilógico ou irracional, como é o caso do exemplo dado.

2. - Neste quadro, se explica a proliferação de situacionistas que logo ocorre numa sociedade, sempre que oconteça uma alteração política que em termos de valores seja diferente e mesmo contrária à anterior.

3. - E, assim se esplica também parte do êxito da adesão das massas metropolitanas e de alguma parte das forças vivas do Ultramar ao golpe de estado do 25 de Abril de 1974.

4. - Hoje, perante as dificuldades económinas acrescidas dos últimos anos, já aparecem alguns políticos e analistas que acusam o regime político actual da situação que se vive.

5. - Mas, quase ninguém defende que a génese do nosso problema nacional está, não apenas no que se fez ou deixou de se fazer nos últimos 10 a 20 anos, mas, no próprio nascimento do actual regime político; pois, este regime foi parido por uma grande traição aos valores permanentes da portugalidade e da nação portuguesa no seu todo pluricontinental e pluriracial de sempre, ou seja, nasceu da entrega traiçoeira e acobardada do Ultramar ao inimigo do todo da Nação Portuguesa e do desvirtuar da nossa identidade de sempre, que foi e terá de continuar a ser, Africana, Atlântica e Ecuménica.

Rui Moio

via Dissonância Cognitiva de Bruno Ribeiro em 01/09/09

A Compal lançou há já algum tempo uma publicidade que apresenta a sua teoria do arrefecimento global para promover a linha Compal Fresh, como podem ver abaixo:

A publicidade seguem uma série de premissas que encadeadas levam à solução lógica de que beber Compal Fresh leva ao arrefecimento do planeta. O que em si levaria a uma menor necessidade de beber Compal Fresh, mas pronto. Mas a verdade é que, assumindo a mesma linha de pensamento do anúncio podemos formar o seguinte silogismo:

Para termos um planeta mais fresco precisamos de um planeta com mais água.
O aquecimento global irá derreter o gelo dos pólos, aumentando o nível de água do planeta.
Logo, para termos um planeta mais fresco devemos contribuir para o aquecimento global.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails