quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Minhas impressões sobre The Zero Hour Workweek

via Insistimento de Marcos Rezende em 15/09/09

Essa semana o Jonathan do blog Illuminated Mind publicou seu novo e-book chamado The Zero Hour Workweek, algo como A Semana de Trabalho de Zero Horas em português. Eu sempre li o blog, mas nunca tinha lido algum de seus livros e, como o título deste livro em especial me chamou a atenção, resolvi fazer o download dele e publicar aqui meus comentários. Quem quiser, pode fazer o download gratuito através do link publicado neste artigo no blog do Jonathan.

  • Domesticação humana e responsabilidade
    Assim como eu, Jonathan faz referências à domesticação humana só que fez um link formidável com a responsabilidade, pois diz que "é como se chegássemos em um certo ponto da vida onde precisamos ser responsáveis, parar de ter alegria e diversão para sermos mais sérios". Muito interessante isso, pois em meu trabalho como coach, uma das principais tarefas dos meus clientes é a de resgatar os motivos e razões que lhes davam alegria quando crianças.
  • A maioria das mentes está alugada
    "Se você não escolhe o seu propósito, alguém o fará por você." Jonathan cita que devido ao fato de precisarmos de dinheiro para comer, vestir e pagar o teto sobre nossas cabeças, passamos a encarar como confortável o fato de alguém ter tido uma idéia melhor para o tempo das nossas vidas do que nós mesmos. Assim como ele, eu acredito que quando procuramos um emprego ou um cliente por dinheiro, apenas nos adaptamos a uma idéia que alguém teve e resolvemos alugar nosso tempo e nossa mente em troca de um cheque no final do mês.
  • Defina a mensagem que você quer passar para o mundo.
    É muito comum ver pessoas indo atrás de objetivos mal definidos que não as satisfazem totalmente e diariamente. Não é à toa que muitas delas ainda continuam se perguntando o que fazer com suas vidas. Aliás, devo me colocar neste meio, pois eu continuo acertando a minha bússola diariamente. A diferença é que uns já sabem que é muito importante definir um objetivo que seja profundo e satisfaça totalmente quem o definiu e mais: o realize diariamente.
  • Como você sabe o que o seu público quer?
    É uma pergunta muito perspicaz essa, pois como o próprio Jonathan diz a maioria das pessoas tenta ler a mente dos seus clientes por se considerar um expert ao invés de perguntar a eles o que querem. Tentar ler a mente dos clientes é um erro grave e como Steve Jobs recomenda, é melhor melhorar as funcionalidades já existente em um produto do que criar funcionalidades novas.
  • Dono de um negócio primeiro, depois blogueiro.
    Muitos são os blogueiros que começam a escrever com a doce ilusão de que irá rentabilizar a sua audiência através de programas AdSense. A mentira se baseia na teoria de que conseguindo cada vez mais público e assinantes, cada vez se terá possibilidades de rentabilizar o blog. No livro é falado muito coerentemente que tudo que você fizer para ajudar a outras pessoas deve ser rentabilizado de uma forma mais inteligente do que AdSende, tais como: consultoria, produtos, serviços, etc.
  • Estudos de caso de gente que faz.
    Uma lista muito boa com exemplos de empreendedores virtuais que fazem acontecer acompanha o livro com dicas super interessantes e ótimas para se colocar em prática de cada um deles. Eu confesso que colocarei muitas em prática aqui no blog, porque sei que peco muito por ainda não considerar este site como um negócio do nível que ele merece ser. Além disso, eu fico pasmo de pensar que o Insistimento me apaixona bem mais do que a minha empresa de desenvolvimento de sites e ainda assim eu não ocupo um tempo satisfatório nele.
  • Você está no survival mode e não no living mode.
    Eu achei muito interessante isso, pois se eu estou fazendo alguma coisa diariamente que não me traz valor, pela qual não tenho paixão e, além disso, não sou bom o suficiente naquilo naturalmente (não tenho talento) estou totalmente desconectado de quem eu sou. Ou seja, vivo na superfície de quem sou em troca de alguns reais depositados no banco. Estamos aqui para viver e não sobreviver. Todos temos as mesmas capacidades, nascemos com talentos e estes continuam lá na nossa infância, presos, estagnados, enfurnados em aglum cúbiculo de alguma empresa igual as outras por aí.
  • Elementos principais da nossa "arma secreta"
    Jonathan diz que todos nós temos uma arma secrete e eu concordo em gênero, número e grau com esta idéia. Além disso, ele delimita quais são os três elementos chave que a compõe: provê aos outros um valor que eles estão dispostos a pagar; está alinhada com nossos talentos naturais ou capacidade que trazemos desde o nascimento; e amamos e conseguimos continuar apaixonados pelo o que fazemos mesmo após três semanas de trabalho duro.

Recomendo o livro para aqueles que não querem viver uma vida ordinária fazendo mais da mesma coisa e só contribuindo com o barulho. Empreender, na minha concepção, é uma ótima ferramenta para conseguir a iluminação total dos seus talentos, pois de nada adianta sair de um CNPJ e entrar em outro somente para fazer o que os outros já estão fazendo.

Enfim, uma frase ficou do livro: "Caminhos são feitos de passos".

Minhas impressões sobre The Zero Hour Workweek é um artigo de Insistimento

Marcos Rezende, empreendedor da área de tecnologia e internet à frente da Noxion Talentos da Informação e coach de pessoas que desejam despertar seus talentos para ser a diferença que desejam para o mundo através do projeto Insistimento.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails