Pensamentogrupal, “A Onda” e Cesar Maia
Focam-se aqui dois temas interessantes: o Pensamento Grupal (ou, pensamento de grupo) e a Dissonância Cognitiva.
Quanto ao pensamento grupal ou pensamento de grupo: Nos dias de hoje é pertinente compreender-se o pensamento grupal devido à facilidade da proliferação das notícias e à possibilidade de grupos pequenos poderem-se expandir rapidamente. Que implicações poderá ter este fenómeno no regime democrático?
Quanto à Dissonância Cognitiva: que tal relacionar este conceito com o pensamento grupal, tal como hoje o devemos entender?
Conclusão: ao caos social provocado pelo fenómeno novo do Pensamento Grupal contrabalança-se a Dissonância Cognitiva, mas, com tantas mudanças e tão rápidas, a Dissonância Cognitiva poderá só por si ser capaz de apaziguar o conflito e evitar o caos social e os gritantes conflitos nas consciências individuais?
Rui Moio
via Vou vivendo... em 30/08/09
Nos desafios para criação de ambientes para a inteligência organizacional, um dos temas que mais me fascinam é a irracionalidade e cegueira comuns no comportamento em grupos, e o fenômeno da dissonância cognitiva, que faz que as pessoas ajustem seu pensamento para validar o que fazem e sentem na ...
Sem comentários:
Enviar um comentário