domingo, 31 de dezembro de 2006

Pena de morte imposta a Saddam Hussein foi justa?

Fonte: Respostas Yahoo - Pergunta colocada a 31Dez2006

Pena de morte imposta a Saddam Hussein foi justa?

O ex-ditador iraquiano foi enforcado por acusações de ter ordenado um massacre contra xiitas no Iraque em 1982. Há quem considere a pena de morte uma falha estratégica, já que Saddam pode passar a ser um mártir da causa contra a invasão do Iraque. Por outro lado, iraquianos que atualmente vivem nos Estados Unidos comemoraram com entusiasmo o a morte do ex-ditador. Outros entendem que, independente da culpa dele nos incidentes, o julgamento não foi isento.
E você, o que acha do assunto? A punição foi justa?

21 horas atrás - 3 dias restante(s) para responder. - 1116 respostas - Denuncie aqui

***********

O George Bush afirmou que a execução do seu inimigo era um "marco importante" e uma boa prova de que a democracia no Iraque vai no bom caminho.
A democracia é a invasão de um país soberano, o aprisionamento do seu chefe de Estado, o seu julgamento parcial, a sua condenação e execução bárbara???

Se é isto a Democracia, eu não a quero.
Se a Democracia é a aplicação da pena de morte, eu não a quero.
Se a Democracia é a invasão de um país tendo por argumento uma monstruosa mentira, também não a quero.

O governo actual do Iraque localiza-se na zona verde - um local de máxima segurança de Bagdá - onde também se localizam as principais bases militares do exército ocupante. Será este um governo legítimo do povo do Iraque? Não será antes um governo fantoche de um grupelho de traidores à nação iraquiana e a soldo dos invasores?
Ponderem, por favor, ponderem!...

Resposta de Rui Moio

******************

Nota Pessoal

A pergunta mexeu com muitas consciências.
Leiam as respostas, mais de 1 100 que a intervalos de segundos foram caindo no éter. E, tentem classificá-las segundo alguns critérios. Que conclusões ireis encontrar?
Não acham que aqui se aplica o princípio da "obediência à autoridade" - conceito encontrado por Stanley Milgram no sua célebre experiência de 1974?

Rui Moio

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails